O que são Atividades Complementares?

on

Alunos da educação a distância podem solicitar o aproveitamento de Atividades Complementares até um semestre antes da conclusão do curso e no máximo faltando 60 dias para o final do semestre. Muitos dos discentes não sabem o que são estas atividades e acabam perdendo tempo e oportunidades, ou até, em muitos casos, a formatura no tempo previsto.

As Atividades Complementares constituem um conjunto de estratégias pedagógico-didáticas que permitem, no âmbito do currículo de graduação, a articulação entre teoria e prática e a complementação dos saberes e habilidades a serem desenvolvidas durante o período de formação do estudante.

Estas atividades são necessárias para a carga horária total do curso e está identificada no histórico do aluno no Módulo Acadêmico. Porém, não é preciso se matricular nela, como acontece com as disciplinas. Mesmo que o aluno tenha realizado mais disciplinas do que a carga horária mínima exigida no curso, ainda assim, precisa apresentar 200 horas mínimas de Atividades Complementares.

O processo de análise trata-se de trâmite demorado e os documentos recebidos com menos de 60 dias de antecedência ao término do semestre atual, não são analisados. Tendo então, o aluno, que adiar a tão sonhada data de colação de grau.

Para os discentes que entregam a documentação no tempo recomendado, caso tenham o pedido de aproveitamento indeferido, ainda é permitido o envio de nova documentação a fim de que seja feita uma reanálise do processo. Por isso, o ideal é que a análise seja realizada um semestre antes previsto para a colação de grau do aluno.

A conferência com o original é feita pela Coordenação do Polo ou Secretaria de Curso, que após esse procedimento, remete os documentos à Secretaria Acadêmica. Para isso, é disponibilizado formulário específico, que deve ser preenchido pelo aluno ou responsável do polo e anexado aos certificados e declarações. Documentos soltos e sem qualquer especificação correrão o risco de não sofrerem o transcurso necessário.

IMPORTANTE: Para que um certificado seja válido é preciso que venha especificando a carga horária da atividade, o nome completo do aluno e a assinatura do responsável pelo evento. Caso contrário, o certificado será indeferido. Se a atividade não emitir o certificado a tempo ou se faltar alguns dos dados indicados acima, uma declaração também será aceita, contanto que apresente os dados importantes já mencionados.

Mas afinal, COMO ACONTECE O APROVEITAMENTO DE CARGAS HORÁRIAS? Entenda:

A Resolução Nº 7 do Conselho de Pesquisa, Ensino e Extensão (CEPE) prevê disposições de diretrizes e projetos pedagógicos de cada curso, assim como a relevância de formação social.

De modo geral, segue a relação de iniciativas que são consideradas atividades complementares, assim como a carga horária máxima para cada grupo de atividade, de acordo com o Art. 5º da Resolução Nº 07/CEPE/2005 :

I – Atividades de iniciação à docência, à pesquisa e/ou à extensão: até 96 horas pelo conjunto de atividades;

II – Atividades artístico-culturais e esportivas: até 80 horas para o conjunto de atividades;

III – Atividades de participação e/ou organização de eventos: até 32 horas para o conjunto de atividades;

IV – Experiências ligadas à formação profissional e/ou correlatas: até 64 horas para o conjunto de atividades;

V – Produção Técnica e/ou Científica: até 96 horas para o conjunto de atividades;

VI – Vivências de gestão: até 48 horas para o conjunto de atividades;

VII – Outras atividades normatizadas por cada coordenação de curso: até 48 horas para o conjunto de atividades (Acesse a página do seu curso em: www.ead.virtual.ufc.br >> Documentos e Formulários).

A SOMA DE ATIVIDADES

É necessária a soma de um total de 200 horas, que serão analisadas pelo Coordenador de Curso e avaliará a compatibilidade da atividade com o Projeto Pedagógico do curso. Porém há um teto de aproveitamento para o conjunto de atividades, que estas se somam a outros conjuntos de atividades. Cada conjunto de atividades não pode ultrapassar a carga horária máxima para cada especificidade.

Exemplo: um aluno que realiza um curso qualquer, com duração de 300h, não terá, por certo, essas 300h contabilizadas para o aproveitamento das Atividades Complementares. Para o referido curso haverá um teto de aproveitamento, ou seja, apenas algumas horas desse curso serão efetivamente aproveitadas e contabilizadas no processo. Digamos que para esse curso de 300h o teto máximo de aproveitamento é de 50h. Nesse caso, apenas esse certificado de 300h não basta para o deferimento do processo. Serão necessários outros certificados que possam, após a soma de aproveitamento, chegar às 200h necessárias. Esse é o motivo pelo qual pedimos que os alunos enviem, de uma só vez, todos os certificados e declarações de atividades realizadas no decorrer da vida acadêmica. Documentos enviados separadamente correrão o risco de fazer parte de dois ou mais processos, aumentando assim a chance de ter o pedido de aproveitamento indeferido, pois a análise será feita processo a processo.

Outro exemplo: assim como não atingirá às 200 horas em atividades complementares o aluno que apresentar certificações apenas em um grupo de atividades, como a participação em palestras. Mesmo que as certificações reunidas somem 400 horas, por exemplo, de: participação em palestras, seminários, congressos e eventos em geral, será apenas contabilizada o teto máximo para esse grupo de atividades, ou seja, 32 horas, como refere o item III, do Art. 5º da Resolução Nº 07/CEPE/2005: “Atividades de participação e/ou organização de eventos: até 32 horas para o conjunto de atividades”. Para o aluno contabilizar as 200 horas em atividades complementares, ele deverá participar de atividades que contemplem, pelo menos, 3 grupos listados no Art. 5º da referida Resolução.

MAIS SOBRE ATIVIDADES COMPLEMENTARES: