on

Os alunos deferidos deverão ir ao polo assinar os documentos (termos de ciência e plano de estudos) entre os dias 25 a 29 de junho. Os próprios alunos realizarão a matrícula no sistema, no período regular, assim como ocorreu no semestre anterior.

Por que tive o pedido indeferido?

São vários os fatores que o estudante pode ter o vínculo cancelado definitivamente com a UFC e nesse caso ter o pedido indeferido na solicitação de reabertura de matrícula.

Um deles é o abandono do curso sem realização de trancamento total ou matrícula institucional. A UFC permite que o aluno interrompa o curso por diversas maneiras, até o limite máximo de 4 (quatro) semestres, consecutivos ou não. No entanto, esta interrupção precisa ser solicitada, aceita e registrada para evitar o cancelamento de matrícula (consulte informações sobre trancamento total, trancamento parcial e matrícula institucional no portal dos cursos EAD: www.ead.virtual.ufc.br, em Normas Gerais).

Entre outros motivos da matrícula ser cancelada estão: reprovação por falta em mais de quatro disciplinas e reprovação por falta após o aluno ter assinado Termo de Ciência para liberação de matrícula bloqueada. No entanto, as disciplinas cursadas não são perdidas, caso o estudante seja admitido em um novo processo seletivo pode pedir aproveitamento de estudo no novo curso.

24 thoughts on “Secretaria Acadêmica da UAB/UFC divulga o resultado de solicitação de Reabertura de Matrícula 2018.2

1. Já é a terceira ou quarta vez que tenho minha solicitação de reingresso ao Curso de Inglês indeferida. Mesmo alegando, dentre outros fatores a impossibilidade de conciliar a primeira infância do meu segundo filho, e sabendo que da minha turma de 50 alunos, menos de 25% concluiu o curso, ainda argumentando haver vaga e oferta de disciplina, não sou aceita. Interessante saber que a instituição é mais criteriosa com as regras estabelecidas do que com a formação de egressos buscando uma nova oportunidade. É estranho pois, há alguns anos, presenciei um aluno do curso de licenciatura presencial ter solicitação deferida depois de 10 anos afastado da universidade. E viva a burocratização do ensino!

1. Olá, Emannuela. As regras são importantes para manter a organização e claro, garantir a isonomia e direito de todos! As suas disciplinas cursadas não estão perdidas. Você pode tentar uma nova seleção e pedir o aproveitamento de estudos, não só na UFC, mas em qualquer outra instituição de ensino superior! 😉

1. Olá, Luciana. Tivemos seleção em 2017.1, você não participou? Ainda não temos confirmação de seleção em 2019 e nem do processo seletivo. Em breve teremos mais informações!

1. Olá, Cleonice. Não estamos com seleção aberta no momento. A previsão é que nova seleção seja feita em 2019.1. Acompanhe o site da Coordenadoria de Concursos da UFC (CCV) http://www.ccv.ufc.br, mas também divulgaremos aqui em nosso Portal também!

2. Olá meu nome. é priscilla e gostaria muito de saber como faço para entrar na universidade UFC em itapipoca eu quero muito estudar nessa universidade vcs podem me ajudar ??!!!a engressar nessa universidade ??e o curso que quero fazer é o curso de inglês .letras…por favou alguem pode me ajudar???

1. Olá, Maria Priscilla. Não estamos com seleção aberta no momento. A previsão é que nova seleção seja feita em 2019.1. Acompanhe o site da Coordenadoria de Concursos da UFC (CCV) http://www.ccv.ufc.br, mas também divulgaremos aqui em nosso Portal também!

3. Acabei me matriculando numa disciplina que não poderei cursar. Por isso, gostaria de cancelar e me inscrever em outra. Terá prazo pra reajuste de matrícula?

4. Olá, boa tarde! Sou Renato Silveira, estudante do curso de Música em Sobral, Mat. 389622; Já estou no 6º período regular. Porém estou com problemas nas cadeiras optativas, possuo somente 32h, 2cr. Não tenho como ir à Sobral nos períodos de manhã e tarde, por conta de meu trabalho e morar em outro município.
    Desde o 2º semestre que me inscrevo nas disciplinas de Tecnodocência IUV0002 e Diferença e Enfrentamento Profissional nas Desigualdades Sociais.
    Gostaria de saber se em algum dos cursos em EAD poderia me inscrever e ter essa disciplina computada em meu histórico?
    Desde já agradeço.

5. Boa noite. Tive minha matrícula cancelada no curso de direito 2018.1 e alega que foi por conta de indeferimento na documentação de cotista. Gostaria de saber se posso solicitar a reabertura para o período de 2019.1? Devo apresentar alguma documentação para solicitação a reabertura por esse caso?