EDITAL Nº 02/2014 - I ENCONTRO DE ENSINO DE ASTRONOMIA DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO CEARÁ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
INSTITUTO UFC VIRTUAL

I ENCONTRO DE ENSINO DE ASTRONOMIA DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO CEARÁ

EDITAL Nº 02/2014

O I Encontro de Ensino de Astronomia das Escolas Públicas do Ceará é uma iniciativa da Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), através do Instituto Universidade Virtual (Instituto UFC Virtual) em parceria com o Governo Estado do Ceará por meio da Secretaria de Educação (SEDUC) através do Centro de Educação a Distância do Ceará (CED). Constitui-se de um espaço privilegiado no qual os professores e estudantes da rede pública, bem como o público em geral, têm a oportunidade de discutir sobre o ensino de Astronomia nas escolas públicas do estado do Ceará, divulgar suas pesquisas com foco na realidade vivenciada em sala de aula e ter contato com conhecimento e pesquisas produzidas em Astronomia e ciências espaciais e aeroespaciais.

1. DO EVENTO

1.1. O I Encontro de Ensino de Astronomia das Escolas Públicas do Ceará abre espaço para que seus participantes participem de palestras, minicursos, oficinas e mesas-redondas. Além disso, também convoca seus participantes a exporem seus trabalhos realizados nas escolas da rede pública do Estado do Ceará.

1.2. O evento será realizado no Centro de Educação a Distância, em Sobral, nos dias 22, 23 e 24 de maio de 2014.

1.3. As palestras realizadas serão transmitidas ao vivo pela Internet e serão de livre acesso por inscritos e não-inscritos visando democratizar a disseminação das informações e conhecimentos que permeiem as atividades realizadas reduzindo distâncias geográficas e integrando ao evento qualquer um que tenha acesso à Internet.

2. DAS INSCRIÇÕES DOS PARTICIPANTES

2.1. As inscrições para participar do I Encontro de Ensino de Astronomia das Escolas Públicas do Ceará será feita exclusivamente via Internet no site www.virtual.ufc.br, do dia 01 abril até o dia 02 de maio de 2014.

2.2. Serão aceitas as inscrições de participantes que se encaixem nos seguintes grupos:

a) Professores da Educação Básica da rede pública de ensino.

b) Alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino.

c) Estudantes de licenciatura.

d) Público em geral.

2.3. Para efeito de inscrição, será necessário o preenchimento da ficha de inscrição on-line dentro do prazo de inscrição fornecendo corretamente todas as informações exigidas.

2.4. Serão disponibilizadas 500 (quinhentas) vagas para inscrições no evento.

2.5. Serão priorizadas as inscrições de professores da rede pública para o preenchimento das vagas para o evento.

2.6. Após o preenchimento da ficha de inscrição, o participante deverá aguardar a confirmação de inscrição via e-mail que ocorrerá até 7 dias antes do evento.

2.7. As inscrições nas oficinas e minicursos serão feitas posteriormente, sendo que cada participante poderá se inscrever em no máximo, 1 oficina ou 1 minicurso.

2.8. Os custos com passagens, hospedagem e alimentação são de inteira responsabilidade de cada participante do evento.

3. DAS INSCRIÇÕES DE TRABALHOS

3.1. O I Encontro de Ensino de Astronomia das Escolas Públicas do Ceará realizará uma exposição de banners e apresentações orais de trabalhos. Serão apresentados trabalhos e projetos em ensino de Astronomia e ciências espaciais e aeroespaciais desenvolvidos em escolas públicas do estado do Ceará.

3.2. Os autores deverão estar devidamente inscritos no evento e enviar um resumo do trabalho até o dia 02 de maio de 2014 através do sistema eletrônico do site, no caso de dúvidas entrar em contato através do email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

3.3. A organização do evento não se responsabilizará por inscrição não efetuada dentro do prazo por motivos de ordem técnica (falha de computadores, congestionamento das linhas de comunicação virtual ou de outros fatores que impossibilitem a transferência de dados).

3.4. Os resumos dos trabalhos deverão apresentar a seguinte formação:

a)    Resumo de até 500 palavras.

b)    01 (um) autor e até 02 (dois) coautores

c)    Salvo nos formatos (.doc), (.docx) ou (.pdf)

d)    Tamanho do papel: A4 (29,7 x 21cm)

e)    Fonte: Times New Roman, tamanho 12 cm

f)     Título/subtítulo em negrito, caixa alta, centralizado

g)    O nome dos autores e coautores: fonte tamanho 12, recuo à direita, acrescido de nota de rodapé em tamanho 10, contendo nível de formação, área de atuação e local de trabalho, bem como outras informações que o autor considerar relevantes.

3.5. Os trabalhos inscritos que não obedecerem às orientações do item 3.4 serão desclassificados.

3.6. Cada participante poderá submeter apenas 01 (um) trabalho como autor principal e 01 (um) como coautor.

3.7. A confirmação da aprovação do trabalho para apresentação da forma de banner será feita via e-mail de cadastro do participante.

4. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

4.1. À Coordenação do Curso ficará reservado o direito de alterar a data e o cronograma de qualquer etapa do curso ou da seleção, sendo o aviso aos cursistas feito por contato via endereço eletrônico.

4.2. Por ocasião da concretização do ato de inscrição on-linefica pressuposto que o candidato conhece as exigências contidas neste Edital de inscrição e que as aceita integralmente, não podendo alegar o não conhecimento a qualquer título, época ou pretexto.

4.3. Para maiores informações entrar em contato com a secretaria do curso através dos números (85) 8507-4643 (oi) – (85) 9905-2638 (tim) – (85) 9926-6162 (tim) - (85) 8642-2816 (oi) ou do endereço eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Fortaleza, 01 de abril de 2014.

MAURO CAVALCANTE PEQUENO
Diretor do Instituto UFC Virtual