Eduardo S. Junqueira

Doutor em Educação pela Michigan State University e professor do Instituto UFC Virtual da Universidade Federal do Ceará. O título da tese de doutoramento é: Students Communicative Practices around Writing and Digital Technologies: An Ethnographical Study of an Inner-city School in the Northeast of Brazil (Escrita e tecnologias digitais nas práticas comunicativas dos alunos: Um estudo etnográfico de uma escola de periferia de um grande centro do nordeste do Brasil), publicada em 2008 pela VDM Verlag Dr. Müller. É colaborador da University of Michigan, onde coordena o projeto de novos letramentos RiverWalk Brasil, que tornou-se projeto de extensão da UFC em 2009. Tem experiência nas áreas de Educação e Comunicação Social, com ênfase em novos letramentos, inclusão digital, práticas comunicativas de jovens, informática educativa e educação a distância. Desenvolve pesquisa, junto a escolas públicas do Ceará, intitulada 'Aprendizagens e produções de sentido nas práticas com tecnologias digitais em escolas públicas – As experiências de alunos adolescentes no projeto RiverWalk Brasil'.

Lattes
 













 

 Publicações

JUNQUEIRA, Eduardo S. . Digital technologies and writing in students communicative practices: An ethnographical study of an inner-city high school in the northeast of Brazil.. Saarbrücken: VDM Verlag Dr. Müller, 2008. 237 p.BORGES NETO, H. ; RODRIGUES, Eduardo S. J. . O que é inclusão digital? Um novo referencial teórico. Linhas Críticas (UnB), v. 15, p. 345-362, 2009.JUNQUEIRA, Eduardo S. . Como alunos percebem as tecnologias digitais no laboratório da escola: Problemas de aprendizagem e os caminhos apontados pela teoria da prática. In: 32a Reunião Anual da ANPEd, 2009, Caxambu. Sociedade, cultura e educação: novas regulações?, 2009. 

Quem somos

A Universidade Federal do Ceará-UFC tem experiência de mais de 40 anos na oferta de cursos de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão.
Com excelente conceito junto à...   Leia mais

Parcerias