Curso Aluno Integrado

OPÇÕES

 

SOBRE O CURSO

O CURSO ALUNO INTEGRADO é parte do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado) que envolve a distribuição de laboratórios, a capacitação de professores para o uso da TIC nas escolas e a oferta de conteúdos educacionais.A formação visa à melhoria da qualidade do aprendizado e promoção do desenvolvimento humano por meio da TIC.

O curso é organizado da seguinte forma:

  • É semipresencial - com a utilização de uma plataforma (e-Proinfo) desenvolvida especialmente para o aprendizado da informática a distância - com 4 (quatro) encontros presenciais de 4 (quatro) horas cada, para informações iniciais e capacitação do aluno para o uso da plataforma;
  • É desenvolvido pela SEB, contando com a participação das universidades, secretarias de educação, Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTEs) e instituições interessadas em disseminar a metodologia e promover a inclusão digital;
  • Possui uma metodologia que facilita a escalabilidade e a disseminação, de modo que é possível atender a um grande número de educadores e alunos e garantir a continuidade do processo.

 

OBJETIVO

Oportunizar a alunos do Ensino Médio de escolas públicas qualificando-os no âmbito da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

 

ESPECÍFICOS

  • Ampliar as possibilidades de ensino e aprendizagem em escolas públicas, com o apoio da TIC;
  • Possibilitar o acesso de alunos de educação básica de escolas públicas ao ambiente virtual de aprendizagem e-proinfo;
  • Promover o uso da TIC como possibilidade de desenvolvimento de projetos no Ensino Médio;
  • Fomentar espaços de debate por alunos e professores, sobre a utilização da TIC em situações de ensino e aprendizagem no contexto escolar;
  • Propiciar aos participantes da formação o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao uso qualitativo da internet, processadores de texto, planilha de cálculos, banco de dados, software de apresentação, sistemas operacionais e manutenção de hardware;
  • Promover a formação técnica de alunos e educadores no gerenciamento do laboratório de informática;
  • Contribuir para que alunos e pessoas da comunidade se qualifiquem para o mundo do trabalho, promovendo a socialização e a inclusão digital.

 

PÚBLICO - ALVO


Alunos do Ensino Médio de escolas públicas.

 

CERTIFICAÇÃO

O cursista receberá um certificado do Curso de Qualificação em Tecnologia Digital – Aluno Integrado emitido pela Universidade Federal do Ceará.

 

CARGA HORÁRIA

O curso está planejado para ter um total de 136, sendo 16 horas presenciais e 120 horas na modalidade a distância, com duração média de quatro meses.

 

METODOLOGIA

A proposta metodológica do curso ancora-se no processo de construção de conhecimento baseado na interação entre grupos, entre as instituições, observando os diversos contextos em que os participantes estão inseridos. A principal metodologia utilizada é a da hipertextualidade implementando uma reflexão teórico-prática.

A dinâmica de organização do desenvolvimento utiliza-se de experiências didáticas, bibliotecas virtuais e Ambiente Virtual de Aprendizagem. Para tanto, todas as atividades foram desenvolvidas com o apoio da equipe multidisciplinar, que é parte integrante desse processo.

O curso foi organizado em 4 (quatro) módulos disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem e-Proinfo (http://e-proinfo.mec.gov.br). É constituído por recursos previamente selecionados, tais como: objetos de aprendizagem, vídeos e tutoriais online, artigos, livros e textos online. O conteúdo pode ser explorado e discutido entre os estudantes em fóruns, colocando questões referentes às temáticas das unidades, para serem analisadas e discutidas pela turma. Também podem ser realizadas atividades de produção de textos (síntese, resenha, relatório, texto reflexivo entre outros) e compartilhadas, por meio de arquivos de textos, nas ferramentas destinadas para esse fim, como: portfólio, diário e atividade - sendo que para esta última será necessário que o professor/tutor tenha cadastrado uma atividade. Ainda, caso o professor/tutor sinta necessidade, poderá propor atividade de interação, em tempo real entre os participantes, utilizando a ferramenta bate-papo. Para favorecer a colaboração, a troca de experiência e de dificuldades entre os participantes será necessária a atuação permanente do professor/tutor, estimulando e instigando-os.

É semipresencial - com a utilização de uma plataforma (e-Proinfo) desenvolvida especialmente para o aprendizado da informática a distância - com 4 (quatro) encontros presenciais de 4 (quatro) horas cada, para informações iniciais e capacitação do aluno para o uso da plataforma.

 

EMENTAS


Módulo I – Introdutório (10h): Educação a Distância (EAD); Sociedade em Rede; História da Informática
Módulo II – Hardware (40h): Introdução ao Hardware; Processador; Memória RAM; Componentes Gráficos; Barramento de Média Velocidade.
Módulo III – Sistemas Operacionais (40h): Introdução aos Sistemas Operacionais; Gerenciamento de Processos; Gerenciamento de Memória; Compartilhamento de CPU; Compartilhamento de Arquivos; Interfaces; História dos Sistemas Operacionais; Sistemas Operacionais Modernos.
Módulo IV – Manutenção de Computadores (30h): Adote uma postura preventiva; Upgrade de componentes; Resolução de problemas de hardware; Erros típicos de montagem.

 

CRONOGRAMA


Em breve.

 

POLOS


 

MULTIMÍDIA


 

SUPORTE TÉCNICO

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COORDENAÇÃO

Coordenador Geral do Aluno Integrado
Prof. Mauro Pequeno (UFC)

Coordenador Técnico Pedagógico
Prof. George Allan Menezes Gomes (UFC)
 
Coordenador Adjunto Aluno Integrado
Prof. Francisco Herbert Lima Vasconcelos (UFC)

 

Quem somos

A Universidade Federal do Ceará-UFC tem experiência de mais de 40 anos na oferta de cursos de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão.
Com excelente conceito junto à...   Leia mais

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