Curso de Aperfeiçoamento em Educação de Jovens e Adultos

 
 

SOBRE O CURSO

O presente curso possibilitará ao seu público-alvo o reconhecimento da localidade onde vivem, e, a partir daí elaborar um projeto de intervenção local com base nos diagnósticos produzidos em preparação à VI CONFINTEA. O projeto de intervenção local será de acordo com o nível aperfeiçoamento como um auxílio no aprofundamento dos conceitos pertinentes à diversidade e à interlocução pedagógica com os diversos parceiros: Secretarias Municipais de Educação; Secretarias Estaduais de Educação; Universidades; Fóruns de EJA, movimentos sociais e demais parceiros nessa demanda.

 

OBJETIVO

O Curso Educação de Jovens e Adultos na Diversidade tem como objetivo principal a formação continuada de professores e outros profissionais da educação da rede pública que atuam na Educação de Jovens e Adultos e de alfabetizadores populares que atuam no Programa Brasil Alfabetizado, criando condições para a construção local de uma educação contextualizada de acordo com suas especificidades e constituição da Comunidade de Trabalho/Aprendizagem em rede na Diversidade - CTARD

 

ESPECÍFICOS

  • Ampliar os fundamentos teóricos e práticos que permeiam os conceitos de diversidade na Educação de Jovens e Adultos;
  • Debater a Intersetorialidade da EJA;
  • Promover a discussão acerca das especificidades dos sujeitos da EJA;
  • Discutir a EJA no Brasil e no mundo partindo do contexto histórico;
  • Apresentar e discutir a legislação em vigor que normatiza a EJA;
  • Discutir aspectos pedagógicos específicos da EJA no exercício da diversidade;
  • Discutir as estratégias didático-pedagógicas para a EJA;
  • Conceber a EJA como espaço facilitador de múltiplas aprendizagens;
  • Articular o debate acerca da relação EJA e o mundo do trabalho;
  • Discutir o processo de desenvolvimento da leitura e da construção da escrita pelos sujeitos da EJA e das linguagens multimídia;
  • Entender a EJA no Sistema Nacional de Educação: gestão, recursos e financiamento;
  • Apresentar e discutir os instrumentos de avaliação das políticas públicas de EJA;
  • Constituir grupos permanentes de intervenção local como elos da CTARD.

 

PÚBLICO ALVO

Professores, alfabetizadores, gestores e outros profissionais da educação do sistema público de ensino, que atuam na alfabetização de jovens e adultos e na Educação de Jovens e adultos dos municípios cearenses que tenham aderido à formação continuada de professores no Plano de Ações Articuladas (PAR);

 

CERTIFICAÇÃO

Será emitido pela Pró Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará um certificado de 180 horas de aperfeiçoamento em Educação para a Diversidade para participantes portadores de diploma de ensino superior e certificado de extensão para participantes com nível médio completo que concluírem apenas PARTE I.

Será emitido também pela Pró Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará um certificado de 180 horas de aperfeiçoamento em Educação de Jovens e Adultos para participantes portadores de diploma de ensino superior e certificado de extensão para participantes com nível médio completo que concluírem apenas PARTE II.

 

CARGA HORÁRIA

O curso está planejado para ter uma carga horária de 200 horas na primeira parte, referente ao Curso Básico de Aperfeiçoamento em Educação para a Diversidade (PARTE I) e mais 200 horas na segunda parte, referente aos conteúdos específicos do Curso de Aperfeiçoamento em Educação de Jovens e Adultos (PARTE II), totalizando uma carga horária 360 horas.

 

METODOLOGIA

A metodologia será desenvolvida de forma semipresencial com encontros presenciais e a distância a partir da interatividade do tutor com os cursistas, via internet, por meio de ambiente colaborativo Moodle, tendo o Portal Fóruns EJA Brasil, o Portal da Rede de Formação para a Diversidade e o Portal do Professor como referências para as atividades do curso. Os tutores acompanharão os cursistas que poderão formar grupos de estudo a fim de facilitar a leitura, a compreensão e a elaboração de novos textos de maneira virtual na Comunidade de Trabalho e Aprendizagem em Rede na Diversidade - CTARD, buscando concretizar uma proposta de educação apoiada na pedagogia da autonomia, como defendia o educador Paulo Freire.

O curso deve propor uma metodologia fundamentada na proposta de desenvolvimento de um “per-curso” de aprendizagem. Este “per-curso“ se inicia com um diagnóstico da realidade onde os cursistas vivem; seguindo de aprofundamento teórico-conceitual das temáticas mencionadas até a conclusão com um projeto de intervenção local desenvolvido pelo cursista durante o curso.

 

EMENTA

Ambientação; Fundamentos da Educação a Distância; Autonomia em Educação a Distância, Introdução ao Ambiente Moodle; Públicos da desigualdade social; Atualizações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação; Nacional; Públicos da desigualdade social; Teorias de Aprendizagem e A Educação de Jovens e Adultos na diversidade; Aspectos Pedagógicos, Estrutura Curricular, Gestão e Recurso em EJA; Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o mundo do trabalho; Ambiente Escolar: respeito e valorização das diferenças; Promoção e valorização da diversidade; Aspectos Pedagógicos, Estrutura Curricular, Gestão e Recurso em EJA; Os sujeitos da EJA; O atendimento a demanda dos sujeitos da EJA; As diversidades educacionais trazidas pela atualidade: Educação Ambiental, Educação de Idosos; Educação de Jovens e Adultos na Diversidade; Histórico, Legislação, Avaliação e Políticas Públicas em EJA; e, Aspectos Pedagógicos da Educação de Jovens e Adulto.

 

CRONOGRAMA


MÊS MÓDULO DATA ATIVIDADE
MARÇO MÓDULO I: Introdução ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (16h/a) 15/03/2014 Aula presencial inaugural (4h)
15/03/2014 a 30/03/2014 Aula 1: Ferramenta do SOLAR (EAD)
31/03/2014 a 06/04/2014 Aula 2: Educação a Distância
ABRIL MÓDULO II: Introdução a Educação na Diversidade (16h/a) 05/04/2014 Aula Presencial (4h)
07/04/2014 a 13/04/2014 Aula 1: Introdução a Aprendizagem
14/04/2014 a 20/04/2014 Aula 2: Público da desigualdade
social
MÓDULO III: Educação de Jovens e Adultos na Diversidade (32h/a) 27/04/2014 Aula Presencial (4h)
21/04/2014 a 27/04/2014 Aula 1: Sujeitos da EJA (Educação de Jovens a Adultos)
ABRIL/MAIO 28/04/2014 a 04/05/2014 Aula 2: As diversidades educacionais trazidas pela atualidade: Educação Ambiental, Educação de Idosos
27/04/2014 Aula Presencial (4h)
MAIO 05/05/2014 a 18/05/2014 Aula 3: Educação de Jovens e Adultos na Diversidade
MÓDULO IV: Histórico, Legislação, Avaliação e Políticas Públicas em EJA (48h/a) 24/05/2014 Aula Presencial (4h)
19/05/2014 a 25/05/2014 Aula 1: Contexto histórico da EJA no Brasil e no mundo e políticas públicas e educacionais no Brasil
26/05/2014 a 01/06/2014 Aula 2: Legislação Federal: A educação na constituição, a LDB e as políticas para a EJA; Intersetorialidade.
JUNHO 02/06/2014 a 08/06/2014 Aula 3: A EJA no Sistema Nacional de Educação: gestão, recursos e financiamento. A estrutura curricular
09/06/2014 a 15/06/2014 Aula 4: DCNs da EJA; Resoluções do CNE; formação do profissionais
MÓDULO V: Aspectos Pedagógicos da Educação de Jovens e adultos (48h/a) 14/06/2014 Aula Presencial (4h)
16/06/2014 a 22/06/2014 Aula 1:As relações fundamentais do processo de trabalho docente
23/06/2014 a 29/06/2014 Aula 2: Currículo de EJA
JULHO 30/06/2014 a 06/07/2014 Aula 3: Concepções sobre alfabetização/EJA e suas respectivas metodologias
07/07/2014 a 13/07/2014 Aula 4:Processo de construção da língua oral e escrita na alfabetização de jovens e adultos.
14/07/2014 a 20/07/2014 Aula 5: Metodologias de formação de leitores e práticas sociais de Leitura e linguagens multimídia.
MÓDULO VI: Educação de Jovens e Adultos e o Mundo do Trabalho (20h/a) 19/07/2014 Aula Presencial (4h)
21/07/2014 a 27/07/2014 Aula 1:As Relações: Sociedade/Educação/
Escola/Trabalho
AGOSTO 28/07/2014 a 10/08/2014 Aula 2: Economia Solidária
11/08/2014 a 31/08/2014 Aula 3: Mundo do trabalho EJA
30/08/2014 Aula 4: Aula final do curso (Presencial) 4h

 

POLOS



 

TUTORES

Ana Maria Damasceno Landim - Fortaleza

Antonia Barbosa Fernades - Iguatu

Filomena Maria Damasceno Silva - Quixadá

Francisco Dvanir Nascimento Matos - São Gonçalo do Amarante

Germana Maria Brito Rodrigues Alencar - Juazeiro do Norte

Italo de Assis Dantas - Jaguaribe

Joelma Maria de Oliveira Paula - Sobral

Maria Helena de Magalhães Augusto - Campos Sales

 

COORDENAÇÃO

Diretor do Instituto UFC Virtual
Mauro Cavalcante Pequeno

Coordenador Adjunto UAB/UFC
Henrique Sérgio Pequeno

Coordenador dos Cursos de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade SECAD/CAPES/UAB/UFC
Francisco Herbert Lima Vasconcelos

Coordenadora Pedagógica do Curso de Educação de Jovens e Adultos
Instituto UFC Virtual
Maria José Costa dos Santos

Quem somos

A Universidade Federal do Ceará-UFC tem experiência de mais de 40 anos na oferta de cursos de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão.
Com excelente conceito junto à...   Leia mais

Parcerias