Curso de Aperfeiçoamento em Genêro e Diversidade na Escola

 

SOBRE O CURSO

O curso Gênero e Diversidade na Escola foi ofertado pela primeira vez em um projeto piloto em 2006. O curso teve como objetivo de capacitar professores das escolas públicas para lidar com a diversidade nas salas de aula, enfrentando atitudes e comportamentos preconceituosos em relação a gênero, raça e às diversas orientações sexuais. Essa ação foi resultado de uma parceria da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) com o Ministério da Educação, a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), o British Council e o Centro Latino Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/UERJ). Em 2008, o curso foi ofertado no âmbito da Rede de Educação para a Diversidade, mantendo a articulação entre esses ministérios. Em 2009, o Ministério da Educação recebeu propostas de instituições para a oferta de novas turmas para o curso de Gênero e Diversidade na Escola. O material do curso está disponível no sítio eletrônico www.presidencia.gov.br/spmulheres. O curso apresenta carga horária de 200h distribuída em cinco módulos, da seguinte forma: Módulo I - 25 horas-aula; os módulos II, III e IV - 35 horas-aula cada; o Módulo V - 30 horas-aula. Além dessas 160 horas-aula on-line, serão considerados também 40 horas de atividades presenciais, que serão desenvolvidas em três encontros. Os módulos, com exceção do último, estão organizados em unidades.

Destinado a professores, gestores e demais profissionais da educação básica, o Programa de Formação para a Diversidade, oferecido na modalidade semipresencial, tem como objetivo auxiliar os educadores a vencerem os desafios do reconhecimento, da valorização e da inserção das temáticas da diversidade nas práticas pedagógicas e no cotidiano das salas de aula e atuarem, de forma adequada, conforme as especificidades, demandas e necessidades de seus alunos.

 

OBJETIVO DO CURSO

Realizar um Processo Formativo em Gênero e Diversidade a Distância prioritariamente para professores dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º anos) e outros profissionais da educação, para que sejam capazes de compreender os temas de gênero e diversidade, desenvolvê-los transversalmente na prática pedagógica da escola.

 

ESPECÍFICOS

-Estimular as escolas a participar de ações e projetos que promovam a educação integral e a diversidade.

-Discutir estratégias para inserção qualificada das questões de Gênero e Diversidade nos currículos, de forma transversal e interdisciplinar.

-Contribuir com o enraizamento do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos nos sistemas de ensino.

 

PÚBLICO-ALVO

- Professore(a)s atuando no Ensino Fundamental das redes públicas de ensino estadual e municipais;

- Professore(a)s atuando na educação básica com formação mínima em nível médio;

- Outros profissionais da educação básica atuando na escola com formação mínima em nível médio;

- Profissionais atuando em gestão educacional;

- Educadores sociais que atuam em Organizações não-governamental (ONG) e/ou Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OCIP);

- Aluno(a)s matriculado(a)s em Curso de Licenciatura da Universidade Aberta do Brasil.

 

CERTIFICAÇÃO

Será emitido pela Pró Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará um certificado de 200 horas de aperfeiçoamento no Curso de Gênero e Diversidade na Escola para participantes portadores de diploma de ensino superior e certificado de extensão para participantes com nível médio completo que concluírem o referido curso.

 

CARGA HORÁRIA

O curso tem uma duração total de 200 horas, sendo 60 horas presenciais e 140 horas na modalidade a distância, com duração média de cinco meses, numa distribuição de 40 horas aula/mês.

 

METODOLOGIA

O Curso de Gênero e Diversidade na Escola será na modalidade semipresencial ofertado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e terá sua preparação, desenvolvimento, elaboração de conteúdo, produção de material didático, acompanhamento das disciplinas, tutoria a distância, realização e controle das avaliações, emissão de diplomas e certificados e demais operacionalizações centralizadas no Instituto UFC Virtual, assim como sua operacionalização será realizada por sua equipe multidisciplinar.

 

EMENTA

UNIDADE 1: SEXUALIDADE: DIMENSÃO CONCEITUAL, DIVERSIDADE, DISCRIMINAÇÃO: Sexualidade, sociedade e política, A noção moderna de sexualidade, O corpo e a sexualidade, Identidade de gênero e orientação sexual, Orientação sexual: desejos, comportamentos e identidades sexuais, O combate à discriminação sexual.

UNIDADE 2: SAÚDE, SEXUALIDADE E REPRODUÇÃO: As experiências e as visões dos/as jovens sobre saúde, sexualidade e temas afins, como diversidade sexual, direitos sexuais e reprodutivos, gravidez, desejo, prazer, afeto, Aids e drogas, a partir do recorte de gênero, étnico-racial e de classe. Os limites e as possibilidades das propostas educativas no âmbito escolar, focadas na saúde, na reprodução e na sexualidade, A importância de ações conjuntas de diferentes instituições do governo, de empresas e da sociedade civil na construção de ações educativas e assistenciais relativas, à saúde, à sexualidade e à reprodução.

UNIDADE 3: SEXUALIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR: Diversidade sexual na escola, Controle sobre o gênero e a sexualidade a partir de jogos e brincadeiras, Espaços formais de educação sexual na escola, Diferentes fontes de informação sobre sexualidade

UNIDADE 1: NOÇÕES DE RAÇA, RACISMO E ETNICIDADE: Os conceitos de raça, racismo e etnicidade, Sistemas de classificação de cor e raça em uma perspectiva comparada: as diferenças nas classificações raciais entre Brasil e Estados Unidos, A relação entre as classificações raciais e as formas de racismo, A inter-relação entre raça, sexualidade, etnia e gênero

UNIDADE 2: DESIGUALDADE RACIAL: Raça, gênero e desigualdades: alguns dados, As especificidades da desigualdade étnico-racial no cenário das desigualdades no Brasil. Estereótipos, preconceito e discriminação racial.

UNIDADE 3: IGUALDADE ÉTNICO-RACIAL TAMBÉM SE APRENDE: NA ESCOLA: “Escola Sem Cor” em um país de diferentes raças e etnias, Estereótipos e preconceitos étnico-raciais no currículo escolar, Do combate ao racismo à promoção da igualdade étnico-racial, O que muda com a Lei n° 10.639/2003, As Diretrizes Curriculares para a educação das relações étnico-raciais.

 

CRONOGRAMA


MÊS MÓDULO DATA
JANEIRO Módulo 1: Conceitual EAD e Ferramenta SOLAR Encontro Presencial: 31/01/2014 e 01/02/2014
31/01/2014 a 14/02/2014
FEVEREIRO/ MARÇO Módulo 2: Natureza, Cultura e Norma Encontro Presencial: 21 e 22 de fevereiro de 2014
14/02/2014 a 14/03/2014
MARÇO Módulo 3: Gênero e Sexualidade Encontro Presencial: 28 e 29 de março de 2014
14/03/2014 a 28/03/2014
MARÇO / ABRIL Módulo 4: Gênero, Saúde e Sexualidade

Encontro Presencial (todos os polos): 11 e 12 de abril

Polo Fortaleza I: 25 e 26 de abril de 2014

28/03/2014 a 11/04/2014
ABRIL Módulo 5: Diversidade Sexual Encontro Presencial: 23 e 24 de maio de 2014
11/04/2014 a 25/04/2014
ABRIL / MAIO Módulo 6: Travestilidade e Transexualidade 25/04/2014 a 09/05/2014
MAIO / JUNHO Módulo 7: Plano de Ação Educacional e Avaliação 09/05/2014 a 10/06/2014

 

POLOS


 

TUTORES


POLO NOME EMAIL
Iguatu I Raquel Guimarães Mesquita O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Juazeiro do Norte II Idalina M. Almeida de Freitas O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Juazeiro do Norte I Raquel Caminha Rocha O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Iguatu II Jane Erika Oliveira e Silva O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Quixadá I Marília Passos A. Gomes O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Sobral I Rosinere Marques de Moura O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Sobral II Ismenia de Oliveira Holanda O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Quixadá II Enoe Cristina A. Rodrigues O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Fortaleza I Teljunior Candido de Oliveira O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Fortaleza II Emanuel Freitas da Silva O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

MATERIAL DIDÁTICO

 

COORDENAÇÃO

Diretor do Instituto UFC Virtual
Mauro Cavalcante Pequeno

Coordenador Adjunto UAB/UFC
Henrique Sérgio Pequeno

Coordenador dos Cursos de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade SECADI/CAPES/UAB/UFC
Francisco Herbert Lima Vasconcelos

Coordenador Pedagógico do Curso de Gênero e Diversidade na Escola Instituto UFC Virtual
Marcelo Tavares Natividade

Quem somos

A Universidade Federal do Ceará-UFC tem experiência de mais de 40 anos na oferta de cursos de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão.
Com excelente conceito junto à...   Leia mais

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