Jovem Digital

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SOBRE O PROJETO

O Projeto Jovem Digital foi criado no final do ano de 2002 a partir de uma preocupação social acerca da profissionalização de alunos vinculados a rede de ensino municipal de Fortaleza. Foi implantado no Ambiente Virtual de Ensino (AVE) do Centro de Referencia do Professor (CRP) com apoio do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (CEFET-CE) atualmente Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). A primeira turma iniciou seus estudos a partir de fevereiro de 2003, contando com a participação de professores voluntários ex-estagiários do CRP, com uma formação profissionalizante na área de informática, com o apoio e supervisão da equipe pedagógica do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) do CRP através de profissionais da área de educação de Fortaleza e professores municipais da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) e da gerência de extensão do CEFET-CE. A partir de 2011, a iniciativa se integrou aos projetos de extensão Universidade Federal do Ceará (UFC), sua gerência passou a ficar por conta do Departamento Instituto UFC Virtual e também atende alunos da rede de ensino estadual do Ceará. O curso passou a funcionar no Laboratório de Informática do Anexo do Instituto UFC Virtual, no Campus do Pici, em Fortaleza, Ceará a partir do ano de 2011. Este espaço disponibilizava de máquinas com sistema operacional Windows e Linux conectadas em uma rede local de computadores com acesso a Internet. Em junho de 2012 as atividades do mesmo voltaram a ser realizadas no Centro de Referencia do Professor (CRP), onde disponibilizamos de máquinas com configurações semelhantes ao Laboratório de Informática do Anexo do Instituto UFC Virtual, em dois ambientes (AVE), Ambiente Virtual de Ensino.

 

OBJETIVO

Promover a inclusão social e digital de alunos de escolas públicas com vista no anseio de atender estes jovens que vivem, principalmente em comunidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Difundir e oferecer formação técnica na área de tecnologias computacionais para estudantes vinculados a rede pública estadual e municipal; Promover inclusão social por meio da capacitação e inserção de jovens para o mercado de trabalho na área de informática; Promover inclusão digital por meio da difusão da utilização e manutenção de softwares e outros recursos disponíveis em computadores de escolas da rede pública de ensino; Resgatar a auto-estima da população juvenil, ampliando seu conhecimento, além de criar novas perspectivas para toda a comunidade, pois os alunos se tornam agentes multiplicadores que irão repassar seus conhecimentos adquiridos para outros jovens; Apoiar os Conselhos Escolares na construção coletiva no âmbito da escola, em consonância com o processo de democratização da sociedade.

 

METODOLOGIA

O curso funciona no Ambiente Virtual de Ensino (AVE) do Centro de Referencia do Professor (CRP), em Fortaleza, Ceará. Este espaço dispõe de máquinas com sistema operacional Windows e Linux conectadas em uma rede local de computadores com acesso a Internet. O curso é composto por uma estrutura organizada em módulos de conteúdos referentes à manutenção, instalação de softwares e periféricos em computadores. O conteúdo do curso é ministrado durante quatro horas aula por semana, aos sábados, algumas atividades serão desenvolvidas a distância, durante o período de quatro meses. Neste projeto, os jovens recebem uma formação profissionalizante na área de informática, estudando os conceitos básicos de ciência da informação, arquitetura do computador, desenvolvimento de sites para a Internet, montagem e manutenção de PC´s, instalação de SO e softwares para Linux e Windows, Introdução de redes de computadores. Paralelamente a esta formação, os alunos têm a oportunidade de concretizarem a experiência de inclusão social e digital por meio da construção de um Projeto Social, em que é planejado, apresentado e executado. Também são trabalhadas formação pessoal, pedagógica e humana, além de algumas posturas em um laboratório de informática e no mercado de trabalho.

 

PERFIL DOS CURSISTAS

O projeto, em face de seus objetivos de inclusão social e digital, assim como o de oportunizar a esses jovens uma melhor qualificação para o mundo e o trabalho, tem como foco, o atendimento a alunos com o seguinte perfil:

  • Seguimento estudante (regularmente matriculados no último ano do ensino fundamental ou no ensino médio ou equivalentes) dos Conselhos Escolares das escolas das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação de forma a promover a inclusão social e digital;
  • Estudantes que participaram da oficina Pré-jovem Digital, desde que os mesmos tenham concluído com êxito;
  • Jovens que consigam compreender o papel da educação, assim como o da qualificação, dessa forma, agindo com responsabilidade e comprometimento com seus estudos;
  • Jovens que tenham disposição e interesse em colaborar com o crescimento do projeto, seja no desenvolvimento das aulas, seja na continuidade de seu vínculo após o término do curso, agindo como multiplicadores das informações adquiridas;
  • São alunos que realmente comprometam-se com os horários das atividades propostas, no período de duração do curso, para que dessa forma frequentem assiduamente as aulas nos dias determinados;
  • Jovens que tenham perspectivas de crescimento em sua vida pessoal, profissional e humana, sendo dessa forma, alunos esforçados na construção de seus conhecimentos;
  • Jovens que saibam como trabalhar em equipe, que tenham ações pautadas na ética e respeito para com os colegas e colaboradores do projeto, buscamos assim alunos que estejam preocupados com sua realidade, assim como do seu entorno sócio-espacial;
  • Estudantes vinculados ao sistema público de ensino municipal e estadual no último ano do ensino fundamental II ou no ensino médio ou equivalentes;

Por fim, são jovens que tenham conhecimentos básicos em informática, ou seja, tenham noções de Sistema Operacional, gerenciamento de arquivos e pastas, utilização de aplicativos, utilitários e softwares de escritório básicos, noções de periféricos de entrada e saída (hardware básico inicial).

 

MÓDULOS

 

CÓDIGO MÓDULO CONTEÚDO DESCRIÇÃO CARGA
M01 Iniciação Digital em Sistemas Operacionais Instalação de SO, instalação de aplicativos nos SO Linux e Windows. 17h/a
M02 Introdução a Tecnologia Web Recursos da Web. Introdução, tecnologia, desenvolvimento e manutenção de sites, Programação na Internet. 33h/a
M03 Arquitetura e Manutenção de Hardware Arquitetura Interna, Instalação, Manutenção e Montagem de PC. 25h/a
M04 Introdução à Rede de Computadores Montagem, Manutenção e Configuração de Rede Local. 17h/a
M05 Projeto de Ação Social Desenvolvimento de Projeto Social para a Comunidade. 8h/a
Total 100 h/a

 

AGENDA

 

Atividades

Horário/Data

Local

Inscrições, envio da documentação digitalizada e resposta do Questionário Socioeconômico

De 0h do dia 29/04/2014 às 23h59min do dia 16/05/2014

http://www.virtual.ufc.br

Divulgação do Resultado

De 0h do dia 18/05/2014 às 23h59min do dia 19/05/2014

Início das aulas

8h do dia 24/05/2014

Centro de Educação a Distância do Ceará (Rua: Iolanda Barreto, S/N - Centro - Sobral/CE - CEP: 2042-270 - Por trás do IFCE).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RESULTADOS

Nos últimos anos, a tecnologia da informação e comunicação vem cada vez mais se desenvolvendo e permitindo não só o emprego da tecnologia computacional bem como a utilização de redes de comunicação e alguns recursos de multimídia que podem colaborar no processo educacional. Além disso, a própria evolução tecnológica abre novos espaços no mercado de trabalho e amplia as possibilidades para que os jovens que tenham alguma formação possam pleitear uma oportunidade de emprego dentro desta área.
Estima-se que, até o final deste século, aproximadamente dois terços de todo o trabalho profissional envolverão algum tipo de informação computadorizada, o que exigirá das escolas um ajustamento à sociedade, na qual elas operam, através de uma mudança de paradigma e da preparação dos alunos para a aquisição de habilidades essenciais, a partir da incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC ao currículo escolar de uma maneira significativa.

Com o desenvolvimento deste projeto de profissionalização de jovens, nos últimos dois anos obtivemos resultados satisfatórios, que abrangem desde a inclusão social e digital destes indivíduos até a própria profissionalização de uma camada social carente de oportunidades e de educação. Dentre os principais resultados obtidos, podemos destacar:

  • Profissionalização de 240 jovens na área técnica de manutenção e programação de computadores;
  • Promoção da inclusão digital e social de jovens oriundos de escolas públicas;
  • Assistência na formação profissional, promovendo ações de inserção desses jovens no mercado de trabalho;
  • Desenvolvendo e propondo um trabalho voluntariado para estimular aos jovens que passaram pelo curso, serem multiplicadores desta cultura e permitam a profissionalização de outras pessoas;
  • Formação de jovens para atuarem como agentes multiplicadores nos cursos básicos de Informática em laboratórios de informática da rede pública de Fortaleza, dirigidos não só para estudantes, mas também aos professores e integrantes da comunidade.

COORDENAÇÃO

Prof. Francisco Herbert Lima Vasconcelos
Diretor do Centro de Educação a Distância do Ceará (CED/SEDUC)

Prof. Mauro Cavalcante Pequeno
Diretor do Instituto UFC Virtual (IUVI/UFC)

 

Quem somos

A Universidade Federal do Ceará-UFC tem experiência de mais de 40 anos na oferta de cursos de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão.
Com excelente conceito junto à...   Leia mais

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