PRADIME

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INFORMAÇÕES

O PRADIME (Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação) destina-se a apoiar os dirigentes municipais de educação (DME) na sua missão de garantir o direito de aprender de todos e de cada um em sua plenitude.

O PRADIME - Educação a Distância EAD*, sustenta-se no princípio da descentralização e na formação de parcerias com Universidades Federais para sua formulação e realização.

Trata-se de uma iniciativa destinada aos DME, que se coloca como espaço de formação permanente, de troca de experiências e de acesso a informações e ferramentas de gestão.

Maiores informações (CLIQUE AQUI)

 

METODOLOGIA

O Pradime EAD, ao inscrever-se no quadro dos recursos/espaços de formação permanente oferecidos pelo MEC/SEB, orienta-se para o aprofundamento da compreensão da gestão educacional como política republicana e democrática. A metodologia adotada privilegia as atividades que são próprias de um dirigente, em especial aquelas que dizem respeito ao seu relacionamento com o MEC. Valoriza sua agenda de trabalho e contribui para o desempenho de atribuições e funções próprias de um DME, tornando-se excelente oportunidade para reflexão sobre os aspectos operacionais sob sua responsabilidade.

 

EIXOS NORTEADORES

1 - O reconhecimento do papel estratégico do DME no contexto dos desafios postos pela política educacional do país;

2 - A importância da educação como elemento propulsor do desenvolvimento local e nacional;

3 - A qualidade social da educação como marco diferencial da ação pedagógica do Estado;

4 - A gestão democrática como fio condutor das práticas do Poder Público.

 

PRINCÍPIO ORIENTADOR

1 - O fortalecimento da concepção republicana da política educacional no país; 2 - O atendimento ao princípio democrático de integração com a comunidade, descentralização do poder e autonomia municipal; 3 - O compromisso com a melhoria da qualidade do ensino público; 4 - A obediência ao princípio de equidade: estar disponível para todos os municípios brasileiros com a mesma qualidade e ao mesmo tempo.

 

OBJETIVOS

Objetivo Geral: Fortalecer a gestão dos sistemas de ensino e das políticas educacionais e, com isso, contribuir para o avanço do país em relação às metas do PNE. Objetivo Específico: Propiciar acesso a conteúdos e instrumentos para a gestão do sistema/rede municipal de ensino, com vistas à melhoria dos indicadores de qualidade da educação; Contribuir para que o dirigente municipal de educação: 1 - Lide com mais facilidade com as tecnologias de informação e comunicação envolvidas na elaboração, revisão, implementação e monitoramento do PAR do município e requeridas para a participação do município nos programas do MEC, FNDE e INEP; 2 - Atue na gestão do sistema/rede municipal de ensino, promovendo a qualidade social na rede escolar, levando em conta a transparência, o trabalho coletivo e a participação da comunidade nas decisões; 3 - Aprofunde a sua compreensão da educação escolar como um direito social básico e instrumento de emancipação humana.

 

CURRÍCULO

O curso está organizado em 6 salas ambientes e tem início com atividades presenciais, com duração de 16 horas. As unidades temáticas que o integram estão articuladas a partir dos eixos norteadores do Pradime EAD e da integração e interdisciplinaridade curriculares. As temáticas têm como fio condutor a melhoria da qualidade da educação básica, e como balizadores os resultados da avaliação da política educacional expressos nos indicadores da educação básica. A estrutura proposta oferece oportunidade para o conhecimento/domínio de conteúdos, processos, procedimentos e ferramentas tecnológicas para ampliar e tornar mais efetiva a atuação do DME. Ao longo do curso, serão desenvolvidas atividades variadas que articularão os conteúdos conceituais apresentados nas salas ambiente com a atuação cotidiana do DME na gestão da educação municipal. O acesso às salas será sequencial e dependerá do cumprimento das atividades específicas da sala anterior. Essas atividades serão acompanhadas e avaliadas pelos professores assistentes e pela coordenação do curso.

 

EMENTA


Sala Ambiente 1 - Introdução ao Curso e ao Ambiente Virtual - Carga horária: 25 h/a

 

O ambiente virtual:

Acesso ao ambiente; Conheça o ambiente;

Caixas de utilidades.

O curso Pradime a Distância:

Sobre o curso; Concepção do programa e do curso; Eixos Norteadores; Princípios orientadores; objetivo do curso;Organização e estrutura curricular; Trabalho Prático e Avaliação.

Papel estratégico do dirigente municipal de educação: Áreas de atuação do Dirigente Municipal de Educação.

Sala Ambiente 2 - Planejamento e Avaliação da Educação no Âmbito Municipal - Carga horária: 29 h/a

Planejamento da educação municipal: Contexto e articulação entre os documentos orientadores da política educacional do município - PNE, PME , PDE e PAR; Política pública e planejamento na educação; Planejamento da educação no âmbito municipal; Articulação entre os documentos orientadores da política educacional do município – PNE, PDE, Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação e PAR; Monitoramento e avaliação: etapas do processo de planejamento; Instrumentos de apoio ao planejamento da educação municipal; Planejamento Estratégico da Secretaria PES; Levantamento da Situação Escolar - LSE; Microplanejamento educacional; Planejamento como via de fortalecimento da capacidade institucional das escolas - PDE Escola e PPP. Avaliação na educação escolar: Introdução; Indicadores; A avaliação e a qualidade social da educação; Avaliação da educação básica no Brasil: IDEB; Sistema municipal de avaliação da educação.

Sala Ambiente 3 - Organização e Gestão: Desafios para o Dirigente Municipal de Educação - Carga Horária 29h/a

Organização da Educação Nacional: O sistema de educação brasileiro – abrangência, responsabilidades, incumbências; O Sistema Municipal de Ensino (SME) - Institucionalização do Sistema Municipal de Ensino; Órgãos executivos e deliberativos: Secretaria Municipal de Educação e Conselho Municipal de Educação (CME); Regime de colaboração.

Gestão da Educação Municipal: As várias faces da gestão da educação municipal; Princípios e mecanismos de implementação da gestão democrática.

Sala Ambiente 4 - Financiamento e Gestão Orçamentária como Instrumento de Fortalecimento da Educação Básica - Carga Horária 29h/a

Financiamento da educação no Brasil: Introdução: conceituação, histórico e estruturação; Fontes de financiamento e vinculação e subvinculação de recursos; Fundeb como instrumento de promoção da equidade na educação; Receitas municipais vinculadas ao ensino; PDE e as transferências voluntárias: uma nova política de financiamento; Elementos orientadores da alocação de recursos da educação: padrões mínimos de qualidade e custo aluno-qualidade; Financiamento e qualidade social da educação.

Gestão orçamentária da educação municipal: Introdução: os recursos da educação no orçamento local e o papel do DME; O Processo de Orçamento Público; Planejamento e Ciclo Orçamentário; Instrumentos do ciclo orçamentário; A Lei Orçamentária Anual e a execução do orçamento; Aquisição de bens e contratação de serviços na Administração Pública Municipal; Tipos e modalidades de licitação; Processo de aquisição; Acompanhamento e controle na gestão orçamentária; Educação e desenvolvimento local; Compras e desenvolvimento local; Serviços e desenvolvimento local.

Sala Ambiente 5 - Materialidade da Rede Pública Municipal de Ensino - Infraestrutura - Carga Horária 29h/a

Panorama da Infraestrutura da Educação no Brasil: Introdução: infraestrutura e a dimensão pedagógica da educação; Planejamento da rede como instrumento de gestão da educação com qualidade social: Rompendo o paradigma da infraestrutura como reprodutora da desigualdade.

Novos desafios: Promovendo eqüidade e eficiência; Retomando os padrões mínimos à luz de critérios de qualidade; Atendimento da educação infantil.

Responsabilidades do DME: Contratação de obras, serviços e compra de recursos materiais; Manutenção, reposição, alienação e guarda de bens patrimoniais; Participação social na gestão dos recursos materiais.

Sala Ambiente 6 - Materialização da Educação Pública Municipal – Atores e Cenários para uma Educação com Qualidade Social - Carga Horária 29h/a

Família e comunidade como espaços educativos: Ampliação da qualidade da educação: desafios para a escola, a família e a comunidade Família e comunidade na melhoria da educação e no fortalecimento da inclusão; Municípios educadores.

Estado e oferta da educação com qualidade social: Formação e desenvolvimento dos profissionais da educação; Valorização dos Profissionais da Educação – condições básicas; Piso Salarial para o Magistério – base para uma remuneração digna; Plano de Carreira e Remuneração dos Profissionais da Educação Básica – PCR; Qualidade da ação junto aos alunos.

 

AGENDA

1º encontro - 17/05/2014 - Módulo 1 e 2

Pólo Fortaleza -região 1,6 e 7 turmas 1,6,7 e 9
Pólo Sobral - região 2,3,4 e 5 turmas 2,3,4 e 5
Pólo Juazeiro - região 8 turmas 8 e 10

2º encontro - 14/06/2014 - Módulo 3
Pólo Fortaleza -região 1,6 e 7 turmas 1,6,7 e 9
Polo Sobral - região 2,3,4 e 5 turmas 2,3,4 e 5
Polo Juazeiro - região 8 turmas 8 e 10

3º encontro - 19/07/2014 - Módulo 4
Polo Fortaleza -região 1,6 e 7 turmas 1,6,7 e 9
Polo Sobral - região 2,3,4 e 5 turmas 2,3,4 e 5
Polo Juazeiro - região 8 turmas 8 e 10

4º encontro - 16/08/2014 - Módulo 5
Polo Fortaleza -região 1,6 e 7 turmas 1,6,7 e 9
Polo Sobral - região 2,3,4 e 5 turmas 2,3,4 e 5
Polo Juazeiro - região 8 turmas 8 e 10

5º encontro - 20/09/2014 - Módulo 6
Polo Fortaleza -região 1,6 e 7 turmas 1,6,7 e 9
Polo Sobral - região 2,3,4 e 5 turmas 2,3,4 e 5
Polo Juazeiro - região 8 turmas 8

 

CONTATO

Coordenação do Curso
Prof. Henrique Barbosa Silva

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Quem somos

A Universidade Federal do Ceará-UFC tem experiência de mais de 40 anos na oferta de cursos de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão.
Com excelente conceito junto à...   Leia mais

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