Curso de Especialização em Conselho Escolar

 

SOBRE O CURSO

O curso deverá contribuir para a formação de pessoas, em nível de pós-graduação e, preferencialmente, profissionais de secretarias de educação, com uma reflexão aprofundada sobre o Conselho Escolar como objeto de investigação científica. Nesse contexto, o referido curso também será um importante locus de produção do conhecimento na área, visando a reflexão crítica sobre as novas ações dos governos (federal, estadual e municipal) no campo do fortalecimento dos conselhos escolares, que ainda não são objeto de estudos e pesquisas. Portanto, a criação do I Curso de Especialização em Conselhos Escolares terá duas grandes importâncias. Uma relativa à formação de pessoas na área de gestão democrática, com ênfase nos Conselhos Escolares; a outra ligada à produção de conhecimento científico na área, um dos elementos centrais na formação acadêmica de pós-graduação.

 

OBJETIVOS DO CURSO

Proporcionar a formação especializada de profissionais na área de Gestão democrática na educação pública, com foco nos Conselhos Escolares.

 

ESPECÍFICOS

  • Contribuir, preferencialmente, para a formação em nível de pós-graduação de profissionais das redes/sistemas públicos de ensino, na área de gestão democrática, com foco nos Conselhos Escolares.
  • Viabilizar pesquisas científicas que investiguem as diversas configurações do Conselho Escolar como espaço de gestão democrática na educação pública.
  • Disseminar e produzir conhecimento científico que contribua para a compreensão das práticas democráticas nos Conselhos Escolares das escolas públicas.

 

PÚBLICO ALVO

O Curso de Especialização em Conselhos Escolares, destina-se aos profissionais portadores de diploma de graduação em qualquer área do conhecimento, desde que estejam devidamente credenciados pelos Conselhos Nacional e/ou Estadual de Educação.

 

CERTIFICAÇÃO

Será emitido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará um certificado em nível de pós-graduação de Especialista em Conselho Escolar para os participantes portadores de diploma de ensino superior que concluírem o curso.

 

CARGA HORÁRIA

O curso terá duração de Dezoito (18) meses, em regime semipresencial, com carga horária de 464 H/A, sendo 160 H/A de atividades práticas e 304H/A de atividades teóricas, podendo a critério do Colegiado do Curso ser prorrogado por até mais 01 (um) ano.

 

METODOLOGIA

O curso será ministrado na modalidade semipresencial, com atividades ligadas ao Ambiente Virtual de Aprendizagem e momentos presenciais, com os professores ministrantes das disciplinas. Contará, pois, com o apoio de ferramentas de ensino a distância para mediar a experiências do aprendizado presencial e propiciar a continuidade dos estudos das diversas disciplinas, com o uso de atividades virtuais tais como fóruns de discussão e chats; produções de trabalhos individuais e em grupo.

Será contemplada a integração teoria-prática, visando proporcionar ao estudante uma educação baseada na reflexão crítica e na prática, sobretudo porque todas as fundamentações teóricas serão basilares para a compreensão e execução das atividades práticas.

 

EMENTA

Introdução a Telemática na Educação, Metodologia do Trabalho Científico, Política Educacional do Brasil, Educação, Democracia e Espaço Público, Gestão Democrática na Educação: Conselho Escolar, Tópicos Especiais em Educação e Conselho Escolar, Pesquisa e Prática em Conselhos Escolares, Projeto e Trabalho de Conclusão de Curso.

 

CRONOGRAMA


DATA ATIVIDADE
01/11/2013
a
31/12/2013
Período
de
Inscrições
30/01/2014 Resultado da Seleção
01/02/2014
a
15/02/2014
Período de Matrículas
01/03/2014 Início das aulas
15/01/2015
a
17/01/2015
1º Encontro Presencial
16/07/2015
a
18/07/2015
2º Encontro Presencial

 

VAGAS

São oferecidas 60 (sessenta) vagas, sendo reservadas 02 (duas) vagas preferencialmente para candidatos oriundos de cada Estado da Federação incluindo o Distrito Federal.

Caso a demanda apresentada não seja possível atender a essa preferência de distribuição, as vagas se destinarão a todos os classificados independente do seu estado de origem.

 

POLOS

Em breve.

 

TUTORES

Em breve.

 

DOCENTES

Em breve.

 

COORDENAÇÃO


Diretor do Instituto UFC Virtual

Mauro Cavalcante Pequeno

Coordenador do Curso de Formação Continuada em Conselhos Escolar
Universidade Federal do Ceará
Francisco Herbert Lima Vasconcelos

Supervisão Pedagógica
Cefisa Maria Sabino Aguiar
Francisco José dos Santos

Quem somos

A Universidade Federal do Ceará-UFC tem experiência de mais de 40 anos na oferta de cursos de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão.
Com excelente conceito junto à...   Leia mais

Parcerias