Curso de Especialização em Educação Ambiental

Opções Inscrição Contato Fotos Ambiente Virtual Notícias Edital

 

A Especialização em Educação Ambiental é um curso que aborda questões essenciais para o desenvolvimento da educação ambiental nas escolas, como a inter e a transdisciplinaridade, o projeto político-pedagógico, a formação de redes, movimentos de juventude e outros aspectos relacionados à gestão ambiental na escola e na comunidade, considerando as mudanças ambientais globais e a construção de espaços educadores sustentáveis.

 

OBJETIVO DO CURSO

Propiciar formação continuada teórico-prática para professores da educação básica, educadores líderes comunitários, no âmbito da pós-graduação lato sensu em Educação Ambiental, com ênfase na promoção de espaços educadores sustentáveis.

 

ESPECÍFICOS

• Ampliar o acesso à formação continuada para profissionais da educação básica, contribuindo com uma educação contextualizada com a realidade socioambiental;
• Contribuir para o aprimoramento da atuação de professores, técnicos e gestores nos sistemas públicos de ensino;
• Ampliar, por intermédio da EAD, o acesso às tecnologias educacionais;
• Formar educadores na identificação de demandas, planejamentos e execução de projetos de educação ambiental visando à sustentabilidade socioambiental;
• Estimular a constituição de grupos de pesquisa e de ação em educação ambiental;
• Incentivar a transformação das escolas em espaços educadores sustentáveis.

 

PÚBLICO ALVO

Professores, técnicos e gestores educacionais que atuam na educação básica da rede pública municipal/estadual de ensino.

 

CERTIFICAÇÃO

Será emitido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará um certificado em nível de pós-graduação de Especialista em Educação Ambiental para os participantes portadores de diploma de ensino superior que concluírem o curso.

 

CARGA HORÁRIA

Carga Horária total: 405 horas
Presencial: 160 horas
À distância: 245 horas

 

METODOLOGIA

Curso terá 3 encontros presenciais e atuação a distância a partir da interatividade do tutor com os cursistas, via internet, na plataforma Moodle. Os portais de referência para o desenvolvimento das atividades são Rede de Educação para a Diversidade e Portal do Professor. Constituem elementos da relação dialógica proposta entre alunos, professores e orientadores acadêmicos os seguintes elementos: a) a implementação de uma rede que garanta a comunicação entre os sujeitos do processo educativo; b) a produção e organização de material didático apropriado à modalidade; c) processo de acompanhamento e avaliação próprios; c) criação de ambientes reais e/ou virtuais que favoreçam o processo de estudo dos alunos e o processo de orientação acadêmica.

Os tutores a distância acompanharão os cursistas, que formarão grupos de estudo a fim de facilitar a leitura, compreensão e elaboração de novos textos de maneira virtual na Comunidade de Trabalho e Aprendizagem em Rede. Os cursistas podem se reunir nos municipios em que o curso irá ocorrer, com disponibilidade de um tutor presencial para cada 25 cursistas. Está prevista a disponibilização do curso offline via material impresso e multimídia. Ao final do curso, o cursista que obtiver conceito igual e ou acima de C (de 7,0 a 7,9) em todas as disciplinas, deverá produzir um artigo científico ou monografia, orientado por um professor, com titulação mínima de Mestre. Os professores orientadores serão designados pela coordenação do curso de forma a atender a demanda e os interesses dos alunos e observando-se as normas da Comissão de Especialização do Curso.
O referido artigo ou monografia será submetido ao parecer de consultores para apreciação e publicação. No término do curso será realizado um Seminário Final, para que todos os acadêmicos socializem a produção do conhecimento (seus artigos ou monografias).

 

EMENTA

Educação a Distância e Ambiente Virtual, Educação Ambiental, Sujeitos e Identidades, Panorama da Educação Ambiental no Brasil, Temas Geradores: Mudanças Ambientais Globais, Instrumentação para a Educação Ambiental e a Prática Interdisciplinar, Escolas Sustentáveis, Projetos de Pesquisa/Intervenção e Seminários Temáticas, Relatório de Pesquisa/ Artigo Científico.

 

COORDENAÇÃO

Diretor do Instituto UFC Virtual
Mauro Cavalcante Pequeno

Coordenador Adjunto UAB/UFC
Henrique Sérgio Pequeno

Coordenador dos Cursos de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão SECADI/CAPES/UAB/UFC
Francisco Herbert Lima Vasconcelos

Coordenador Pedagógico do Curso de Educação Ambiental Secretaria Estadual de Educação
Germano de Oliveira Ribeiro

Quem somos

A Universidade Federal do Ceará-UFC tem experiência de mais de 40 anos na oferta de cursos de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão.
Com excelente conceito junto à...   Leia mais

Parcerias