Perguntas e respostas sobre EAD

Veja quais as perguntas mais frequentes sobre a seleção e os cursos de graduação a distância: 

 


SELEÇÃO 2017

1 - Como posso participar da seleção dos cursos de graduação a distância?
Resposta: Acesse o Edital 01/2017 (Aditivo Nº 01 do Edital Nº 01/2017 e Aditivo Nº 02 do Edital Nº 01/2017) e inscreva-se on-line pelo link disponibilizado no site da CCV ou na página UFC Virtual

2 - Qual o valor para se inscrever na seleção dos cursos de graduação a distância?
Resposta: A inscrição é gratuita, realizada de forma on-line, assim como não há taxa de matrícula ou qualquer mensalidade durante o curso de graduação. 

3 - O que é preciso para concorrer as vagas de graduação a distância da UFC em 2017?
Resposta: Ter feito uma das quatro últimas edições do Enem: 2013, 2014, 2015 ou 2016 e inscrever-se no edital de seleção escolhendo curso e polo. Não será realizada prova de vestibular, a nota do Enem é decisiva para a seleção. 

4 - Se eu tiver feito mais de uma das quatro últimas edições do Enem, qual a nota que será considerada?
Resposta: será considerada a edição onde o candidato obteve maior nota final. Entende-se como “nota final” do candidato em uma edição do Enem a média aritmética simples das notas das cinco provas realizadas pelo candidato no Enem.

5 - Onde informo o número de inscrição do Enem no formulário de inscrição?
Resposta: Não será preciso informar o número de inscrição do Enem, basta o CPF. Já está sendo providenciada um aditivo ao Edital 01/2017 para esclarecer esta dúvida. 

6 - Tem vaga para cotistas?
Resposta: sim. 50% das vagas serão destinadas a cotistas de acordo com as seguintes classes de cotas previstas em Lei:

L1) ter renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um e meio (1½) Salário Mínimo equivalente ao valor bruto de R$ 1.017,00(hum mil e dezessete reais), e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública (Lei nº 12.711/2012 alterada pela Lei Nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016);

L2) ser autodeclarado preto, pardo ou indígena, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um e meio (1½) Salário Mínimo equivalente ao valor bruto de R$ 1.017,00(hum mil e dezessete reais), e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola públicas (Lei nº 12.711/2012 alterada pela Lei Nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016);

L5) ter cursado integralmente o ensino médio em escola pública (Lei nº 12.711/2012 alterada pela Lei Nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016), independente da renda (art.14, II, Portaria Normativa nº 18/2012) ;

L6) ser autodeclarado preto, pardo ou indígena, independentemente da renda (art.14,II, Portaria Normativa nº18/2012), e tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública (Lei nº12.711/2012 alterada pela Lei Nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016).

Mais informações no Edital 01/2017.

7 - Que documentação entregar para a cota que me inscrevi?
Resposta: No Anexo 1 do Edital 01/2017 tem especificando a documentação para cada cota. Na página da UFC Virtual também traz matéria só sobre os candidatos cotistas: Vagas para cotistas – mais informações. A documentação específica deve ser entregue até o dia 16 de janeiro de 2017 no polo em que fez a opção.

Um documento é exigido para todas as cotas:

  • Histórico Escolar do Ensino Médio

Para as cotas L2 e L6, além da documentação específica, é exigido o termo de TERMO DE AUTODECLARAÇÃO” preenchido e assinado, de acordo com modelo disponibilizado no Edital 01/2017.

8 - Qual o documento preciso entregar para ampla concorrência?
Resposta: No momento da inscrição, nenhum documento precisa ser entregue que optou por essa categoria. Os candidatos que optaram por concorrer as vagas de ampla concorrência só devem preencher o formulário pela internet e aguarda o resultado.

9 - Ao escolher o Polo de apoio presencial é preciso comprovar que mora na mesma cidade do Polo?
Resposta: não. Porém, o aluno precisa estar ciente que ele deverá se deslocar ao Polo de apoio presencial matriculado para assistir às aulas presenciais e realizações de provas. Não sendo de responsabilidade da UFC ou dos Polos os custos de deslocamentos, transportes, hospedagens ou refeições. 



EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Acesse o vídeo sobre a educação a distância da UFC

10 - O que é Educação a Distância?
Resposta: a EaD = Educação a Distância, é um processo de ensino-aprendizagem o qual professores e alunos não estão no mesmo espaço física, mas são mediados pelo uso da tecnologia. A Educação a Distância amplia a oportunidade de trabalhadores realizarem um curso de ensino superior em horário mais flexível, assim como permite que habitantes do interior façam uma faculdade sem a necessidade do deslocamento aos grandes centros e sem ficar longe da família.

11 - Onde o aluno assiste à aula virtual?
Resposta:  na internet, fazendo uso de computador, através do Ambiente de Aprendizagem Virtual, o AVA, que é praticamente a sala de aula do aluno virtual. No AVA o aluno encontra o conteúdo programático, assiste às aulas, realiza atividades de classe e tarefas de casa, faz trabalhos de pesquisa e ainda interage com os outros colegas de sala. A UFC desenvolveu o seu próprio ambiente que é moderno, dinâmico, interativo e superior a muitos outros AVAs que estão sendo usados em algumas instituições do Brasil. O Solar (nome do AVA da UFC) facilita ainda mais o aprendizado do aluno quando ele estiver online. 

12 - O curso de graduação a distância da UFC é igual ao curso presencial?
Resposta:  sim. A matriz curricular do curso de graduação a distância é similar ao currículo do curso presencial na UFC. Algumas disciplinas podem passar por adaptações, devido à forma diferenciada de ensino, assim como podem ser substituídas por outros conteúdos, mais adequados a esta modalidade, como, por exemplo, a disciplina de Introdução à Educação a Distância, incluída na matriz curricular dos alunos de EAD e que não está presente na matriz dos cursos presenciais. Porém, em geral, os currículos são parecidas, mantendo o aprendizado dos conhecimentos básicos e essenciais de cada curso.

13 - Os professores do ensino a distância são os mesmos dos presenciais?
Resposta: sim. Os professores conteudistas, aqueles que elaboram o conteúdo para as disciplinas dos cursos EAD, normalmente são profissionais concursados da UFC (com títulos de mestre, doutores e pós-doutores) e ministram as mesmas disciplinas ou disciplinas equivalentes no curso presencial.

14 - Qual o perfil do aluno EaD?
Resposta: Qualquer pessoa pode ser aluno EaD, desde que tenha concluído o ensino médio e feito uma das quatro últimas edições do Enem: 2013, 2014, 2015 ou 2016, porém é importante que o interessado perceba que para conseguir acompanhar um curso de Educação a Distância é preciso ter força de vontade, organização, responsabilidade, autonomia, determinação, automotivação e foco, pois diferente dos cursos tradicionais presenciais, o aluno EaD não terá a presença do professor sempre ao seu lado para tirar dúvidas, “pegar no seu pé” ou motivá-lo para a aula.

15 - O diploma vem especificando que concluiu a graduação na modalidade a distância?
Resposta: não. Os diplomas não especificam que o aluno é concludente da modalidade EAD, assim como não identifica que foi aluno da modalidade presencial. Constam apenas de informações do curso e a instituição de ensino superior, além dos dados pessoais do estudante. O aluno de EaD recebe o mesmo diploma da UFC que o aluno presencial.

16 - Quanto tempo dura o curso de graduação a distância?
Resposta: Em média duram 4 a 5 anos.

17 - Preciso ter meu próprio computador e internet para ser aluno EaD?
Resposta: não. Os Polos de apoio presencial contam com computadores ligados à internet para facilitar o acesso às aulas virtuais dos alunos que não possuem computadores particulares. Os polos também disponibilizam o material didático impresso para o estudo tradicional ou a cópia do material. Hoje o acesso ao Solar já é permitido por smartphones e tablets para facilitar o acesso dos alunos ao conteúdo dos cursos EAD.

18 - Como são as aulas virtuais?
Resposta: na modalidade de Educação a Distância da UFC, os alunos têm acesso ao conteúdo programático, separado por disciplinas, capítulos e tópicos. O material didático tem uma linguagem apropriada para envolver o aluno que está do outro lado do computador. Lúdica e dinâmica, as aulas contam com diversas inserções multimidiáticas como vídeos, áudios, animações, jogos, realidade aumentada etc. Para cada aula assistida, o aluno pode interagir com os outros colegas e professores discutindo o conteúdo através de fóruns e, periodicamente, também por meio de chats, previamente agendados. Outras ferramentas também são usadas ao longo do semestre como webconferências, comunicação por e-mail etc.

19 - Como a coordenação do curso sabe que o aluno EaD está assistindo às aulas?
Resposta: os fóruns, espaços onde os alunos e professores discutem sobre o conteúdo da aula, são um dos parâmetros para o professor/tutor acompanhar o desempenho do aluno. Periodicamente também são realizadas atividades, entregas de portfólios e chats para esclarecimentos de dúvidas. Por meio destas ferramentas o professor/tutor pode inferir a frequência do aluno e analisar o aprendizado do mesmo.

20 - As provas da graduação a distância também são realizadas virtualmente?
Resposta: não. As provas são realizadas nos Polos de apoio presencial e contam como carga horária presencial. O MEC faz essa exigência da aplicação de prova física, ao final de cada disciplina, e realizada de maneira presencial para os cursos reconhecidos por ele.

21 - O aluno a distância não tem professor acompanhando a turma. Ele precisa ser autodidata.
Resposta: em parte. Está errada a afirmação que o aluno EaD não possui professor ao seu dispor. Na verdade, na Educação a Distância, o aluno conta com mais apoio do que na educação presencial, pois, virtualmente, cada turma conta com o tutor a distância, com formação específica na área que atua, com professor conteudista, assim como os coordenadores de tutoria, coordenadores de disciplinas e coordenadores de cursos que também podem ser acessados pelo aluno quando houver necessidade. No polo, o estudante também encontra o tutor presencial, que pode acompanhar mais de perto as dúvidas dos alunos. Porém é verdade que o aluno EaD precisa ser um pouco autodidata, pois, do outro lado do computador, muitas vezes sozinho, o estudante precisa compreender o que o material didático apresenta e, no caso de dúvidas, usar as ferramentas disponíveis, pois diferente do ensino presencial, o professor não têm como medir de imediato a compreensão do aluno para determinado tema. 

22 - O que são os Polos de apoio presencial?
Resposta: são ambientes que o aluno encontra o apoio pedagógico e administrativo. Os polos servem para intermediar o estudante à universidade. Como em muitas cidades que recebem os cursos em EaD não possuem Campus da UFC, os Polos fazem este papel de unidade de apoio acadêmico. Hoje, estes Polos são mantidos por Municípios ou Governos de Estado, e oferecem a infraestrutura física, tecnológica e pedagógica para que os alunos possam acompanhar os cursos a distância. O Polo de apoio presencial também pode ser entendido como "local de encontro" onde acontecem os momentos presenciais, o acompanhamento e a orientação para os estudos, as práticas laboratoriais e as avaliações presenciais.

23 - Os alunos de graduação a distância da UFC têm os mesmo direitos dos alunos presenciais?
Resposta: sim. Os alunos presenciais e EAD da UFC têm os mesmo direitos e, logicamente, os mesmos deveres dentro da universidade. Porém, para adquirir benefícios que a universidade oferece aos seus estudantes é necessário que o estudante atinja os perfis indicados para cada benefício.

24 - Os cursos de graduação em EAD da UFC são pagos?
Resposta: não. Assim como os cursos presenciais, os cursos a distância de graduação também não têm custo algum para o aluno, nem de matrícula e nem de mensalidade. Sendo inteiramente gratuito. Objetos de uso pessoal, extras ou de atividades complementares como livros, apostilas, computadores, cursos diversos que auxiliam o aprendizado é de inteira responsabilidade do aluno. Porém, a UFC oferece bibliotecas de uso comunitário gratuitamente, laboratórios de informática, palestras gratuitas promovidas por cursos e/ou pró-reitorias para uso livre do aluno.

25 - Posso adiantar as disciplinas da graduação a distância para acabar o curso mais rápido?
Resposta: não. Muitas disciplinas contêm pré-requisitos necessários para a matrícula. Ou seja, o aluno precisa fazer uma disciplina anterior, para depois prosseguir em outra disciplina com conteúdo semelhante, porém que tenha um nível mais avançado de conhecimento. Apenas em casos especiais, a coordenação do curso pode avaliar a possibilidade de quebra de pré-requisito, como acontece nos cursos presenciais. Mesmo assim, esse caso só é possível quando não há prejuízo para o aprendizado do aluno. 

26 - O formando em EaD tem colação de grau como os formandos presenciais?
Resposta: sim. O aluno deve estar vestido de beca, com faixa na cor do seu curso, assinar a ata de colação de grau e fazer juramento na presença do Reitor. Hoje, as colações de grau são centralizadas em Fortaleza, em cerimônia realizada na Concha Acústica da UFC, na Reitoria, no Campus do Benfica, junto com os cursos presenciais.

 

INFORMAÇÕES GERAIS

27 - O que é UAB?
Resposta: a Universidade Aberta do Brasil (UAB) é o sistema mantido pelo Governo Federal e integra as universidades públicas de todo o país para a oferta dos cursos de nível superior a distância para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária. O Sistema UAB foi instituído pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, para "o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País".

28 - O que é licenciatura?
Resposta: o curso de licenciatura é indicado para quem quer ser professor e dar aula para o Ensino Fundamental e Médio, pois durante o curso, os alunos vêm disciplinas ligadas à didática, psicologia e pedagogia. Porém, o aluno licenciado também pode trabalhar em outras frentes de serviço que não seja a educação, pois recebeu base para isso. Outra possibilidade para o estudante que opta por licenciatura é a área acadêmica, ou seja, a profissão de pesquisador da universidade, ou professor universitário após a continuação dos estudos em formações de pós-graduação: mestrado, doutorado, pós-doutorado.

29 - O que é bacharelado?
Resposta: bacharelado é a formação que possibilita o profissional atuar de forma mais ampla no mercado. Os bacharéis não podem ministrar aulas, a não ser que a área que atuam seja bastante específica e não possua formação apropriada para professores. Porém, assim como os licenciados, os bacharéis também podem prosseguir os estudos em pós-graduação e tornarem-se pesquisadores ou professores universitários.

30 - O que é Campus?
Resposta: Campus (campi, no plural) é a palavra latina que deu origem ao termo português campo. É o local onde uma instituição ou conjunto de instituições, de ensino ou de investigação científica ou tecnológica, desenvolvem atividades voltadas para a academia. Quando se refere a um estabelecimento de ensino, campus pode ser sinônimo de cidade universitária.

31 - O que é o Instituto Universidade Virtual (UFC Virtual)?
Resposta: é a unidade acadêmica organizadora dos cursos EAD da UFC, entre outros cursos e projetos.

32 - O que é unidade acadêmica?
Resposta: unidades acadêmicas são organizadas por áreas de conhecimento, que tem a competência de desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão internas à universidade, com responsabilidade de gestão, organização execução de ações que mantenham os interesses da instituição de ensino.

 

Quem somos

A Universidade Federal do Ceará-UFC tem experiência de mais de 40 anos na oferta de cursos de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão.
Com excelente conceito junto à...   Leia mais

Parcerias