Aproveitamento de disciplina. Você sabe como solicitar?

Alunos que já iniciaram ou concluíram outro curso superior e realizaram disciplinas semelhantes em outras instituições ou até mesmo em outros cursos na UFC, podem pedir o aproveitamento de disciplinas ou aproveitamento de estudos.

É recomendável que o aluno, logo ao ingressar na graduação, já dê entrada ao processo de aproveitamento de estudos com as ementas de todas as disciplinas que ele julga poder aproveitar. No entanto, a solicitação de aproveitamento de disciplinas pode ser realizada a qualquer momento durante o curso, com exceção das disciplinas de estágios, pois cada curso tem suas especificidades para este tipo de aproveitamento.

Lembrando que o processo de análise tem prazo de 30 a 60 dias, dependendo da demanda de solicitações do curso. Por isso, é interessante que as solicitações ocorram no começo do semestre, caso o aluno precise dar continuidade a disciplinas que tenham pré-requisitos. Após avaliadas, as disciplinas aproveitadas entram no histórico do aluno.

Os alunos devem entrar em contato com a secretaria do seu curso para obter mais informações. Os contatos estão na página de cada curso, no portal dos cursos EAD (www.ead.virtual.ufc.br)

É importante ressaltar que em apenas um processo é possível solicitar o aproveitamento de todas as disciplinas que o estudante julgar passíveis de aproveitamento.

Segue relação de documentos necessários para iniciar o procedimento:

Obs: O histórico e as ementas (programas) devem ser imprescindivelmente assinados e carimbados pela instituição emissora. Os documentos fora desse padrão não serão recebidos e, consequentemente, nenhum processo será aberto.

A documentação deve ser entregue no polo de apoio presencial onde o aluno é matriculado.

SOBRE O APROVEITAMENTO DAS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO - Tanto para Letras Inglês e Letras Português, por exemplo, os alunos precisam estar matriculados nas disciplinas de estágio para solicitar o aproveitamento. Para ambos os cursos, o aproveitamento é feito de 50% da carga horário do estágio, conforme Regulamentação do Estágio Supervisionado. Já para Letras Espanhol, o aproveitamento da disciplina de Estágio III é feita 100%, se o aluno comprovar experiência de um ano em docência na aérea. Se ele tiver o pedido deferido, não é necessário fazer relatório final.