I Letras Inglês UAB/UFC : diálogos, desafios e possibilidades

A coordenação do curso de Letras Inglês EAD promove evento para discussão sobre a modalidade em educação a distância e os desafios da licenciatura em língua inglesa. O evento será presencial, nos dias 9 e 10 de junho, no Campus do Benfica, na sala Interarte (no sábado ainda a confirmar a sala).

O evento pretende promover a discussão entre alunos, tutores, professores, coordenadores e o público em geral sobre os desafios e as possibilidades do curso e da modalidade de ensino. Afinal, são 10 anos de ensino de línguas estrangeiras a distância por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), e a UFC foi uma das universidades brasileiras pioneiras na oferta de cursos EAD em parceria com a UAB.

O evento é organizado pelas professoras Glória Tavares, Diana Fortier e Pamela Toassi, do Departamento de Letras Estrangeiras da UFC. A iniciativa é gratuita e não há necessidade de inscrição. Alunos de graduação receberão certificado de participação. Cada turno do evento contará com quatro horas de atividades complementares.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:

Sexta

MANHÃ

• Abertura
  • Mesa Redonda 1: Inovação, panorama histórico e transição didática

9:00- 9:20- Prof. Henrique Pequeno Instituto UFC Virtual: Inovação na Educação através do Ensino Híbrido

9:25- 9:45 - Profa. Vládia Borges "Licenciatura em Língua Inglesa UFC-UAB: de onde viemos e para onde vamos"

9:50-10:10- Nidia Barone “Transição Didática no Ensino a distância”

10:10- 10:30 BREAK

• Mesa Redonda 2: Elaboração de Material

Profa. Glória Tavares - 10:40- 11:00 “O enfoque por tarefas: uma proposta para o tratamento da habilidade oral nas Licenciaturas em Letras Inglês a distância”

Profa. Samia Carvalho -11:05-11:25 “Interações imagem-texto em material didático online: os desafios impostos pelas novas tecnologias”

Prof. Ronaldo Lima Jr. – 11:30- 11:50 “Material Didático de Fonologia do Inglês para Alunos e Professores”

12:00- 13:45 ALMOÇO

TARDE

• 14:00 mesa Redonda 3: Formação de tutores

Profa. Raquel D'ELY (UFSC- Web conferência) - 14:00- 14:30 “Ações da Coordenação de Tutoria no Curso de Espanhol em EaD na UFSC – Lócus de Formação Continuada de Professores”

Prof. Tobias Sales (UECE) - 14:40- 15:00 “É realmente um papel único: 10 anos de ensino de línguas estrangeiras a distância”

Prof. Andreia Turolo (UFC) - 15:10-15:30 “Comunidades de aprendizagem: perspectivas teóricas e implementações práticas"

15:40- 16:00 BREAK

• Mesa Redonda 4: Tutoria: Experiências, Desafios e Possibilidades

Profa. Ludovica Magalhães - Tutoria de Estágio supervisionado - 16:00-16:20

Prof. Tom Jones - Tutoria de disciplinas de língua - 16:25- 16:45

Prof. Isabela Damasceno- Tutoria de Estágio Supervisionado - 16:50- 17:10.

• Comunicação Individual

Prof. Franciedson Oliveira - Tutoria presencial de Beberibe: dedicação e êxito - 17-15- 17:35

10 de Junho

• Comunicações Individuais- Tutoria: experiências, desafios e possibilidades - 9:50-10:10