UFC e Governo do Estado assinam termo de cooperação para combate ao Aedes aegypti

- O Programa Aedes em Foco vem sendo desenvolvido pelo Laboratório de Mídias Educacionais (LME), do Instituto UFC Virtual -

O Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, e o Governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, assinaram, na manhã desta segunda-feira (12), termo de cooperação técnica para implementação do Programa Aedes em Foco, ação desenvolvida pela UFC para o engajamento da população no combate ao mosquito Aedes aegypti.

A parceria entre a Universidade e o Governo do Estado foi formalizada no lançamento das ações estratégicas de combate ao Aedes aegypti e enfrentamento às arboviroses, realizado pela Secretaria da Saúde do Estado no Centro de Eventos do Ceará.

Estudantes de escolas municipais de Fortaleza, agentes de saúde e endemias, prefeitos e secretários de saúde de diversos municípios cearenses, entre outras autoridades, puderam conhecer, por exemplo, o aplicativo Aedes em Foco, idealizado pelo Prof. Ivo Castelo Branco, diretor do Núcleo de Medicina Tropical da UFC, e desenvolvido pelo Instituto UFC Virtual sob coordenação do Prof. Henrique Pequeno.

"A ferramenta segue a filosofia do engajamento, da criação de brigadas em condomínios, fábricas, escolas, universidades, onde os cidadãos têm papel crucial. Os usuários poderão, por exemplo, mapear focos em suas residências ou vizinhança e receber informações sobre como proceder para quebrar o ciclo reprodutivo do mosquito", afirmou o Reitor Henry Campos.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

O governador Camilo Santana parabenizou a iniciativa da UFC, destacando o potencial mobilizador do aplicativo, principalmente entre a juventude. "Esse é um desafio que exige de todos nós cearenses união para o enfrentarmos. Estamos nos deparando com um problema grave, que nos demanda um esforço muito grande pactuado de parceria, de engajamento e de envolvimento para a mobilização de todos", completou.

Também estiveram presentes ao evento a Profª Márcia Machado, Pró-Reitora de Extensão; o Prof. Henrique Pequeno, do Laboratório de Mídias Educacionais; o Prof. Chico Neto, Coordenador-Adjunto de Comunicação Social e Marketing Institucional, e o Prof. Ivo Castelo Branco, do Núcleo de Medicina Tropical. Todos os docentes integram o Comitê de Combate ao Aedes aegypti, da Campanha UFC e Você contra o Mosquito.

Fonte: Portal UFC