CALENDÁRIO ACADÊMICO 2017.2 (CURSOS DE GRADUAÇÃO EAD)

2017.2

Matrícula veteranos: 18 a 21 de julho (realizada pelo próprio aluno, de forma on-line, em: www.moduloacademico.ufc.br)
Ajuste: 25 a 27 de julho

Início do semestre: 07 de agosto

Reabertura de Matrícula: 11 a 15 de setembro
Trancamento parcial: 03 a 05 de outubro
Transferência de Polo: 24 a 27 de outubro
Trancamento Total: 01 de dezembro
Término do semestre: 08 de dezembro
Prazo final para lançamento de notas: 20 de dezembro

Saiba mais:

REABERTURA DE MATRÍCULA

Alguns casos de matrículas canceladas ainda permitem uma chance de retorno do aluno à UFC. Essa chance ocorre por meio da reabertura de matrícula. Para solicitá-la, o aluno deve entregar o requerimento no polo de ensino no período estipulado no calendário acadêmico semestralmente.

Junto ao requerimento, o aluno deverá anexar uma exposição de motivos e seu histórico acadêmico. A solicitação será analisada na Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). Caso o aluno tenha o pedido deferido, a coordenação de seu respectivo curso irá elaborar um plano de estudos que, junto com o termo de ciência, deve ser assinado pelo aluno.

Somente após esse procedimento a matrícula é reaberta e o aluno passa a ter acesso, dentro do período definido pela Secretaria Acadêmica, à efetivação de sua matrícula. Ao assinar o termo de ciência o aluno compromete-se a não reprovar mais por falta assumindo o risco de ter matrícula cancelada definitivamente.

TRANCAMENTO PARCIAL DE MATRÍCULA

Esse tipo de trancamento permite o aluno interromper disciplinas em curso, desde que respeite o limite mínimo de créditos no semestre corrente a serem cursados. A solicitação deve ser feita no polo de ensino presencial em período determinado no calendário acadêmico.

No entanto, é importante observar que o aluno só pode solicitar trancamento parcial de uma determinada disciplina apenas uma vez. Para trancar uma disciplina que já tenha sido trancada anteriormente, o aluno só poderá requerer no caso de doença devidamente comprovada pelo Serviço Médico da Universidade. (Regimento Geral da UFC, Art. 101(b)).

TRANSFERÊNCIA DE POLO

Para solicitar mudança do polo do qual se encontra matriculado, o aluno deve preencher o formulário do pedido de Transferência de Polo e anexar a documentação comprobatória que justifique a solicitação.

Toda a documentação deve ser encaminhada ao polo de apoio presencial ou à Secretaria Acadêmica em período definido em calendário acadêmico semestralmente. Após a análise da solicitação pela coordenação do curso, que dependerá também da existência de vaga, o aluno terá seu pedido deferido ou não.

TRANCAMENTO TOTAL DE MATRÍCULA

Esse tipo de trancamento permite manter o vínculo ativo com a instituição, mas sem cursar disciplinas. O trancamento total de matrícula pode ser realizado durante todo o semestre letivo (considerar datas limites no calendário acadêmico dos cursos EAD), no polo de ensino presencial, desde que o aluno comprove uma das situações abaixo citadas:

• Doença (necessário atestado);
  • Mudança de domicílio para outra cidade;
  • Exercício de emprego, atestado pelo empregador, quando houver concomitância de horários;
  • Obrigação de natureza militar.

O aluno pode solicitar trancamento total antes de realizar a matrícula ou após início do semestre. Esse trancamento (como a matrícula institucional) poderá ser renovado a cada período letivo até o limite máximo de 4 (quatro) semestres, seguidos ou não. No entanto, esse período não conta tempo para efeito de jubilação.