II Encontro de EaD do Ceará reúne professores e pesquisadores no CED

DSC 0239O II Encontro de Educação Aberta Pública e a Distância do Ceará, realizado nos dias 27 e 28 de novembro no Centro de Educação a Distância do Estado do Ceará com o tema “Teoria e prática em EaD: Refletir para transforma”,  reuniu durante os dois dias, cerca de  400 pessoas entre alunos e professores interessados pela modalidade de educação a distância.

No primeiro dia de evento foram apresentados 156 trabalhos, artigos completos e resumos com uma variedade de temas nas áreas de EaD.  A primeira palestra do Encontro foi administrada pelo professor Francisco Sales Brandão, do SENAI de Fortaleza, e a professora Raphaelle Campos, do CIEE de Sobral, que discutiram o tema “Educação à distância, formação e orientação profissional e o mercado de trabalho”. Além dessa mesa, durante o evento aconteceram outras com temas diversos, como “EaD, inovação tecnológica e formação de profissionais” administradas pela professora Maria José Araújo Sousa (UVA), e pelo professor João Araújo da Fonseca das faculdades INTA.

A Professora Eloisa Vidal (UECE), falou sobre o tema “Produção de Material Didático e Tecnologias Digitais como mediadores de aprendizagem”. Ainda no período da tarde, ocorreu a mesa redonda sobre Experiências inovadoras no Ceará com EaD no Ensino Superior, tendo como debatedores a Professora Lana Paula Crívelaro (UNIFOR), Professor Aldemir Jucá (FA7) e a Professora Ana Cristina Cunha da SILVA  (UNILAB).

A noite ocorreu a mesa de abertura do evento com apresentação musical do Professor Marcelo Mateus que é coordenador do curso de Licenciatura em Música UFC, Campus Sobral. A mesa de abertura foi composta pelo Diretor do Centro de Educação a Distância do Estado do Ceará, Francisco Herbert Lima Vasconcelos; pela Diretora de Educação Básica, Irene Carzola; Diretora do Centro de Mídias do Amazonas, Socorro Barros e a Professora Eloisa Vidal (UECE).

DSC 0057

A Professora Socorro Barros falou sobre os ´Desafios da Amazônia´ e a educação mediada por tecnologias: limites e possibilidades de uma experiência de referência internacional. “É muito importante saber que o Brasil inteiro se moveu porque estar consciente que a nossa educação precisa de rumos novos, precisa de novas alternativas e começamos a enxergar o grande valor da educação à distância”, afirma a Diretora do Centro de Mídias do Amazonas.

No segundo dia do evento, ocorreu a palestra “desafios e Possibilidades na EaD” com o Professor Denys Sales, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). A palestra com o tema “Formação de Professores e a Educação Básica no Brasil” teve como palestrante a Professora Irene Carzola (DEB/CAPES).

No encerrando do evento, houve a premiações dentre trabalhos apresentados, 10 receberam Certificado de melhores projetos de Educação em EaD. “Também foram distribuídos aos participantes os livros: ‘Educação Ambiental na Perspectiva de Transformação do Cotidiano: Relação Sociedade – Natureza’, ‘Conselho Escolar: Gestão e Formação” e o Livro de Educação a Distância – Um conceito erradicar.

DSC 0329

Veja a relação dos 10 melhores trabalhos no II EADCE - Clique aqui

O evento é uma realização do Governo do Estado do Ceará através do CED, órgão vinculado a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) em parceria com a Universidade Federal do Ceará - UFC/COMFOR, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); Universidade Federal do Cariri (UFCA); Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB); Universidade Estadual do Ceará (UECE); Universidade Regional do Cariri (URCA) e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Assista às palestras do II EADCE

Palestra: Produção de Material Dádico e Tecnologias Digitais - 27/11/2015 clique aqui

Palestra: EAD e Inovaçāo Tecnológica e Formaçāo de Profissionais - Tarde - 27/11/2015 clique aqui

II EADCE - Experiências Inovadoras no Ceará com EaD - 27/11/2015 clique aqui