CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS A DISTÂNCIA RECEBE NOTA 4 DO MEC

No período de 30 de março a 2 de abril de 2016, o curso de Licenciatura em Letras, com habilitação em Português, na modalidade a distância da UFC, recebeu a comissão do Ministério da Educação (MEC). Pontuado com nota 4 (pontuação máxima é 5), o curso foi avaliado por critérios como: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura.

 

O curso, lançado em 2007, contempla o maior número de alunos da modalidade na UFC e atende hoje 974 estudantes regularmente matriculados, em 16 polos no estado do Ceará. Com carga-horária de 2.888, distribuídas em: 416 horas/aulas de prática como componente curricular, 400 horas/aulas de estágio supervisionado, 1.872 horas/aulas de formação básica e diferenciada (incluindo a formação pedagógica das licenciaturas) e 200 horas/aulas para as Atividades Complementares, com duração total de nove semestres.

Habilitados em Língua Portuguesa e Literaturas Brasileira e Portuguesa, os discentes concluem o curso aptos a ministrarem aulas nos níveis de ensino fundamental II e médio. Além disso, segundo seu documento maior, propõe-se a qualificar profissionais de um amplo campo de atuação profissional, tais como: magistério, revisão de textos, tradução, resenha e crítica literária, cinema, televisão, assessoria e redação parlamentar, assessoria de linguagem, carreira diplomática, informática, terminologia, estudos clássicos e bíblicos. 

O curso, atualmente, é coordenado pela Profª Maria Silvana Militão de Alencar, doutora em Linguística, que assumiu a coordenação em novembro de 2015, substituindo a Profª Maria Claudete Lima. O Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Letras Português –Licenciatura também é composto pelas professoras: Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquim, Pollyanne Bicalho Ribeiro, Maria Elias Soares e Rosimeire Sema Monteiro, além de tutores presencial e a distância, professores conteudistas, coordenadores de disciplina, polo e secretários acadêmicos.   

A licenciatura a distância é uma parceria da Universidade Federal do Ceará (UFC), através do Instituto Universidade Virtual (UFC Virtual), e da Universidade Aberta do Brasil (UAB), sistema da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que tem o objetivo de integralizar as universidades públicas que oferecem cursos de nível superior às camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. 

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