“Uma oportunidade sem igual para abrir os horizontes”

Ex-aluno de Licenciatura em Letras Inglês da UFC, pela modalidade EAD, passou em primeiro lugar na seleção para professor de Escolas de Tempo Integral (ETIs), da Prefeitura de Fortaleza, e acredita que a oportunidade de participar do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE/UFC) fez a diferença.

Que os alunos de Educação a Distância precisam ter uma postura de autonomia e dinamismo isso a gente já sabe. Que geralmente os estudantes que optam por esta modalidade não têm a mesma disponibilidade de tempo que os estudantes presenciais têm, isso também é fato. No entanto, estudar em casa não é, nem de longe, sinônimo de acomodação.

Mesmo longe fisicamente de professores, das salas de aulas e dos estímulos e atividades que o cotidiano de vivência em um campus proporciona, saber aproveitar as oportunidades é uma questão de interesse. E assim teve Glairton Ferreira de Paula, ex-aluno de Licenciatura em Letras Inglês na modalidade a distância da UFC, ao participar do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE/UFC). Hoje a experiência está lhe rendendo bons frutos.

Recém-aprovado em concurso público da Prefeitura de Fortaleza, Glairton comemora também a conquista da aprovação em primeiro lugar na seleção para Escolas de Tempo Integral (ETIs), programa realizado também pelo governo municipal. Segundo ele, a experiência em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), obtida no LIFE, foi essencial por conquistas tão rápidas.

“Mesmo não tendo especialização ou mestrado, na ocasião da entrevista para a seleção das ETIs, mencionei o que desenvolvi no LIFE sobre questões de interdisciplinaridade e o uso de TDICs, por exemplo. Na hora, eu senti que as pessoas que me entrevistavam tinham um certo sorriso no rosto que parecia dizer ‘Eu acho que esse rapaz tá sabendo sobre interdisciplinaridade, ousa se aventurar nesse terreno e é disso que precisamos’. O resultado foi que, mesmo sem muita titulação, fiquei em primeiro lugar”, comenta Glairton.

Ele acrescenta que a pesquisar e o desenvolvimento de conceitos tão novos e inovadores para a educação acrescentou muito ao seu currículo. “Foi uma oportunidade sem igual para abrir os horizontes. Quebrar tanto a cabeça pra fazer um plano de aula que pudesse começar a contemplar conceitos que todos nós estamos ainda engatinhando para internalizar fez muita diferença na minha vida profissional”.

Parabéns, Glairton! Parabéns, LIFE!

Sobre o LIFE

O LIFE é a sigla para denominação do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE/UFC). Coordenados pelos professores Luciana de Lima e Robson Loureiro, hoje o Laboratório trabalha com quatro frentes educacionais:

• Formação DTIC: Docência Integrada às Tecnologias da Informação e Comunicação
  • Disciplina EAD Diferença e Enfrentamento Profissional nas Desigualdades Sociais, ofertada para todos os alunos da UFC dos cursos presenciais;
  • Disciplina presencial Tecnodocência: ofertada para alunos das Licenciaturas e Bacharelados interessados em Docência que sejam alunos da UFC dos cursos presenciais e a distância.
  • Extensão em Tecnodocência.

Mais informações, acesse: profitic.virtual.ufc.br