Alunos a distância, sim, sozinhos, nunca!

Um dos grandes diferenciais da educação a distância é a falta de deslocamento diário para assistir à aula. A aprendizagem é intermediada pela internet e com isso a maior parte da interação acontece pelo mundo virtual. No entanto, engana-se que esses alunos estão isolados. Conheça uma turma de Letras Português, que prova que é possível existir amizade e companheirismo na EAD.

Em primeiro lugar, a educação a distância precisa de uma vasta rede de apoio para funcionar. Nos cursos de EAD da UFC, cinco profissionais estão diretamente ligados aos alunos, são eles: coordenador de polo, tutor presencial, coordenador de curso, secretário de curso e tutor a distância. Indiretamente ainda temos, coordenador da UAB/UFC, professor conteudista, coordenador de disciplina, coordenador de tutoria e secretaria acadêmica. Muitas vezes, o aluno presencial só conta com o coordenador de curso, o secretário e o professor da disciplina.

Em segundo lugar, os alunos EAD têm uma sala de aula virtual onde é possível a interação diária por meio de suas ferramentas tecnológicas, conhecido como AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), que no caso da UFC é o Solar. Aulas, fóruns, portfólios, atividades individuais ou em grupos, webconferências, chats facilitam aprendizagem colaborativa. E claro, os momentos presenciais, mesmo reduzidos, estreitam ainda mais os laços e reforçam o companheirismo, pois estão todos ali para um mesmo objetivo: aprender.

TURMA UNIDA

A turma de Letras Português, do Polo de Caucaia Flávio Marcílio, formou-se recentemente, em 1º de agosto. A maioria estuda na mesma turma desde 2012.1 e mesmo que não se vissem todos os dias, é inevitável uma aproximação. Primeiro por meio de troca de ideias nos fóruns, às vezes algumas discussões, o aluno já percebe quem tem opiniões similares e os que divergem, depois o encontro presencial em aulas ou avaliações e quando vão perceber, já são bons colegas.

A ex-aluna Antônia Alves conta que sempre existiu uma ajuda mútuo entre os alunos e também de muitos tutores com os alunos. “Apesar de não podermos nos encontrar diariamente, os nossos encontros sempre foram prazerosos, com muita amizade circulando dentro do âmbito de estudos. Compartilhamos bons momentos além de muitos portfólios em que o egoísmo não se fazia presente, que todos se ajudavam ocorrendo uma constante interação, apesar dos poucos encontros. Vai deixar saudades essa turma. Com certeza algumas amizades irão continuar após o término do curso, e algumas se perderão com a distância, mas as lembranças, estas ficarão para sempre”, relembra.

Fernanda Alves, nem começou com a turma, iniciou no Polo de São Gonçalo, conheceu a colega Ravena Pâmella, e juntas a outros colegas montaram um grupo de estudo. Ao se mudarem para o polo da Caucaia, continuaram com a prática. “Era muito bom estudar em grupo. Estudávamos principalmente para as provas”, comenta.

Elizabeth Cardoso nem estava na sua primeira graduação, mas tem um profundo carinho com as amizades que fez na EAD. “Estudar a distância foi a melhor escolha que eu já fiz na minha vida. Já fiz graduação presencial, mas confesso que foi através da EAD que eu aprendi a ser uma educanda leitora e pesquisadora. Aprendi a organizar os meus horários de trabalho e de estudo. Sentia-me motivada a comparecer aos encontros para compartilhar as descobertas com os amigos e professores”, ressalta.

A turma mantém um grupo no whatsapp e nem pensa em fechá-lo após a formatura. Lá eles combinam encontros, trocam ideias, compartilham informações sobre trabalhos e cursos de pós-graduação e pensam agora em criar um blog para manter as discussões e aprendizado.

Certamente, muitas turmas de EAD, espalhadas pelo nosso Ceará e Brasil a fora, também têm muitas histórias boas para contar. Pois, como defendia Vygotsky, conhecido como o teórico do ensino como processo social , "na ausência do outro, o homem não se constrói homem".