Matrícula dos cursos de graduação a distância começa dia 10

Atenção alunos dos cursos de Administração, Administração Pública, Letras Português, Inglês e Espanhol, Pedagogia, Física Química e matemática, da modalidade de Educação a Distância da UFC. Matrículas de veteranos acontece pelo Módulo Acadêmico de 10 a 15 de dezembro.

 

Nossa matrícula para o próximo semestre iniciará mais cedo desta vez. Nesta semana iniciaremos a matrícula para o semestre 2015.1. As datas do semestre 2015.1 e 2015.2 já estavam divulgadas na página dos cursos (no menu calendário) e na página da UFC (em calendário universitário 2015). 

De 10 a 15 de dezembro será a matrícula, ocorrendo o ajuste nos dias 17 a 19 de dezembro.

Como já é de conhecimento dos alunos, a matrícula deve ser realizada no Módulo Acadêmico (www.moduloacademico.ufc.br) pelo próprio graduando. O acesso ao Módulo Acadêmico é com o mesmo login e senha utilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem, SOLAR. 

É necessário que o estudante tenha bastante atenção ao realizar a sua matrícula para que as disciplinas escolhidas sejam do curso e polo desejado. Há um arquivo com a oferta do semestre e as turmas de cada disciplina na página de cada curso (http://semipresencial.virtual.ufc.br/index.php) no menu notícias.

É muito importante que o aluno que estiver impossibilitado de cursar o semestre e não tem motivos para solicitar o Trancamento Total de Matrícula solicite à coordenação do polo a Matrícula Institucional. Esse tipo de matrícula garante o vínculo do aluno com a Instituição.

Esta matrícula poderá ser renovada a cada período letivo até o limite máximo de 4 (quatro) semestres, seguidos ou não, sendo este período computado para a integralização curricular. No entanto, para solicitar a Matrícula Institucional, o aluno precisa ter cursado pelo menos as disciplinas obrigatórias dos dois primeiros períodos do curso em que está matriculado.

Já, o aluno que desejar realizar trancamento total da matrícula deverá dirigir-se ao seu polo e preencher o formulário de solicitação de trancamento total, anexando documento que comprove o motivo(doença,mudança de domicílio, exercício de emprego,obrigação de natureza militar) que o impede de cursar o semestre. 

É muito importante que nenhum aluno fique sem realizar matrícula, matrícula institucional ou mesmo trancamento total, sob pena de perder a vaga na Universidade. 

Pedimos atenção ainda às reprovações por frequência, pois de acordo com a Resolução N°12/CEPE de 19 de junho de 2008: 

Art 1º O estudante de graduação que contrair duas reprovações por frequência na mesma disciplina ou atingir um total de quatro reprovações por frequência em disciplinas do curso terá sua matrícula do semestre subsequente bloqueada. 

§ 1º Esta Resolução não se aplica às reprovações ocorridas em Monografia, Estágio e Projeto Final de Curso. 

§ 2º O desbloqueio da matrícula só poderá ser feito após assinatura de Termo de Compromisso no qual o estudante atestará que está ciente de que qualquer outra reprovação por frequência causará o cancelamento definitivo de sua matrícula. 

§ 3º O estudante de graduação da UFC que, após a assinatura do Termo de Compromisso a que se refere o § 2º e, ressalvados os casos mencionados no § 1º, contrair qualquer outra reprovação por frequência, terá sua matrícula definitivamente cancelada na UFC.

Quem somos

A Universidade Federal do Ceará-UFC tem experiência de mais de 40 anos na oferta de cursos de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão.
Com excelente conceito junto à...   Leia mais

Parcerias