Encontro Formativo do Pacto Nacional reúne professores da Sefor

Com a participação de quase 300 professores da Rede Pública Estadual de Fortaleza, foi realizado no Auditório da FEAAC ( Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado Executivo) da UFC o 7º Encontro de Orientadores de Estudo da Sefor.

O evento teve como principal objetivo discutir, formar e apresentar questões relacionadas ao Clico 3 da primeira etapa do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Este ciclo aborda a Gestão democrática, o Conselho Escolar e o Projeto Político Pedagógico (PPP). O encontro foi organizado pelo formador Regional do Pacto, professor Joaquim Veridiano com apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC) através do Instituto UFC Virtual e da Secretaria de Educação do Estado (SEDUC) através do Centro de Educação a Distância do Ceará.

A mesa de abertura do evento contou com a presença do Coordenador Geral do Pacto, o professor Herbert Lima, da Coordenadora Adjunta de Fortaleza, a professora Mazzé Santos, dos Formadores Regionais da SEFOR representados pelos professores Daniel Azevedo, Solon Sales e Joaquim Veridiano. Como também contou com os Orientadores de Estudo da SEFOR: professor Joacilio Gruilherme (EEEP Dona Creusa do Carmo Rocha), professor Cézar Maria (EEFM Johnson) e professora Karina Andrade (CEJA Neudson Braga).

Na sequencia o evento contou com oficinas no formato de mesa redonda, onde após a explanação o espaço era aberto para perguntas dos participantes.

As oficinas foram as seguintes:

Oficina 01 - As Instituições de Ensino Superior, a Secretaria de Educação do Ceará e a 2ª Etapa do PACTO 2015: Perspectivas e Desafios no Ceará

Prof Dr Herbert Lima- Coordenador Geral do PACTO

Profa Dra Mazzé – UFC – Coordenadora Adjunta responsável pela SEFOR

Prof Esp Odécio Sales – CODEA/SEDUC

Profa. Ms Carol Braga – Formador Regional da SEFOR

Oficina 02 - Gestão democrática da educação e gestão democrática da escola / A direção da escola e a gestão democrática / O Conselho Escolar e a gestão democrática

Prof Dr Halysson Dantas

Prof Ms Solon Sales

Prof Ms Daniel Azevedo

Oficina 03 - O Grêmio Estudantil e a gestão democrática / Os desafios da prática: a gestão democrática da escola pública entre o proposto e o realizado / A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação

Prof Ms George Menezes

Prof Esp Joaquim Veridiano

Prof Ms Clodoaldo Campos

Sobre o Pacto:

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio é uma proposta do Ministério da Educação e tem por objetivo oferecer formação continuada aos professores do ensino médio nas 27 unidades da Federação. Para que se concretize, o Pacto depende da adesão das secretarias estaduais, de universidades públicas e dos professores do ensino médio. Conforme dados do censo escolar, o País tem 495,6 mil docentes desta etapa do ensino, que lecionam em 20 mil escolas públicas. Os 26 estados e o Distrito Federal já aderiram ao Pacto e agora é a vez da adesão dos professores. (Fonte: Portal Brasil)

No Ceará, a coordenação geral do Pacto é da Universidade Federal do Ceará (UFC) e as demais Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do estado: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); Universidade Federal do Cariri (UFCA); Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB); Universidade Estadual do Ceará (UECE); Universidade Regional do Cariri (URCA) e Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) atuam na coordenação adjunta do programa promovendo a gestão do processo de formação dos professores com a Secretaria Estadual de Educação do Estado (SEDUC).

Esta gestão integrada tem a intenção de aproximar as IES, ainda mais, do cotidiano das escolas públicas de educação básica, reconhecendo suas estruturas e apoiando o processo de reflexão dos professores do Ensino Médio que estão em formação.

Confira as fotos do evento clicando aqui

Serviço:

Site Oficial do Pacto no Ceará: http://encontronacional.virtual.ufc.br/pacto

Confira nossas fotos clicando aqui.

Outras informações podem ser obtidas também nos seguintes endereços:

- Notícias da UFC Virtual - http://www2.virtual.ufc.br/portal2/index.php/noticias

- Facebook do CED/SEDUC - www.facebook.com/cedceara

- Twitter do CED/SEDUC - https://twitter.com/cedceara