I Chamada Pública de Artigos para Coleção Educação em Direitos Humanos, Gênero e Diversidade: Experiências e Desafios


I Chamada Pública de Artigos para Coleção Educação em Direitos Humanos, Gênero e Diversidade: Experiências e Desafios

 

Objetivos e Escopo da Publicação

A Universidade Federal do Ceará (UFC), através do Instituto Universidade Virtual – Instituto UFC Virtual (IUVI) e do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica da Universidade Federal do Ceará (COMFOR/PROGRAD/UFC) em parceria com o Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria de Educação (SEDUC), através do Centro de Educação a Distância do Ceará e em convênio com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) e Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC), no âmbito da política nacional de formações de profissionais da educação básica das escolas públicas brasileiras, vem ofertando em parceria com as Universidades Públicas, nos últimos anos, cursos de Extensão, Aperfeiçoamento e Especialização. Com a expertise adquirida na oferta destes cursos, a UFC foi convidada para elaborar um livro que aborde temas atuais que envolvam a formação de professores presencial ou à distância, a docência e as diversas concepções de avaliação educacional, o uso de tecnologias para a educação e a informática, os sistemas e as mídias com foco na educação. Neste sentido, convidamos pesquisadores, professores, tutores e demais interessados para participarem da Coleção Educação em Direitos Humanos, Gênero e Diversidade: Experiências e Desafios.

Poderão ser submetidos textos teóricos e/ou ensaios que versem sobre as temáticas elencadas, pesquisas científicas e relatos de experiência. O texto submetido deverá ser inédito, ou seja, não poderá ter sido publicado na íntegra em algum livro, periódico ou conferência.

O Objetivo da Coleção é registrar e socializar experiências consideradas exitosas no âmbito dos projetos Educação em Direitos Humanos (EDH), Escola que Protege (EqP), Gênero e Diversidade na Escola (GDE) e Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça (GPP-GeR).

 

Tópicos de interesse são:

  • Discussões teóricas sobre a formação de professores (inicial, continuada, em serviço ou à distância);
  • A docência em suas diversas concepções teórico-práticas;
  • Educação em direitos humanos e educação a distância:
  • EDH no ambiente escolar;
  • Direitos Humanos e Políticas Públicas.

           

Datas Importantes

Seguem os prazos para a publicação:

  • Prazo final para submissão: 22 de março de 2015
  • Notificação de aceite: 10 de abril de 2015
  • Prazo final para eventual correção do artigo: 10 de maio de 2015
  • Data para publicação (estimativa): Agosto, 2015

  

Guias para Submissão

• O artigo deve estar em formato.doc do software Word for Windows. Deve conter entre 15 e 20 páginas, formato de folha A4 com margens à esquerda 3,0 cm e as demais 2,5 cm, incluindo no corpo do texto as figuras, fotos, tabelas, quadros, gráficos e referências.
• Formato do texto: fonte Times New Roman, tamanho 12, com indicação de parágrafo, espaçamento 1,5 cm, com recuo na primeira linha do parágrafo de 1,0 cm.
• No artigo deverão constar: nome, instituição e titulação dos autores; Resumo em português na fonte Arial, tamanho 12, entrelinha simples, sem recuos, em parágrafos únicos com 200 a 300 palavras; três palavras chaves; Abstract na fonte Arial, tamanho 12, entrelinha simples, sem recuos e em parágrafos únicos; três keywords; títulos e subtítulos numerados, em negrito, sem recuo e margeados à esquerda. O resumo não contará como corpo do trabalho.
• As menções de autores no texto e as referências no final subordinar-se-ão às Normas Técnicas da ABNT-NBR 10520, de agosto de 2002, e ABNT- NBR 6023, de agosto de 2002, respectivamente.


O corpo do trabalho deve ser organizado por seções, obedecendo à seguinte estrutura:

• Introdução: contendo os objetivos e as justificativas;
• Desenvolvimento (fundamentação teórica, metodologia, resultados e discussões e outros);
• Conclusões;
• Os quadros e tabelas devem estar inseridos no corpo do texto em uma qualidade visível;
• As figuras, fotos e gráficos podem estar em preto e branco, tons de cinza ou coloridos, com resolução mínima de 300 dpi. 

Considerações Finais

A Coleção Educação em Direitos Humanos, Gênero e Diversidade: Experiências e Desafios é uma publicação que não traduz o pensamento de qualquer entidade governamental, acolhendo trabalhos que permitam à comunidade ampliar o debate e partilhar experiências sobre as questões atuais. O livro não terá nenhum custo para os autores de publicação, reprodução ou formatação. Cada autor receberá um determinado numero de exemplares a ser divulgado após a aprovação dos artigos selecionados. Esta obra será publicada com um ISBN específico e será vinculada a coleções de livros de Programas de Pós-Graduação da UFC com qualidade científica reconhecida. Em caso de dúvidas ou maiores informações sobre esta chamada para artigos deste livro, e-mails podem ser enviada exclusivamente para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Coordenação Geral:

Prof. Francisco Herbert Lima Vasconcelos
Diretor do Centro de Educação a Distância do Estado do Ceará (CED/SEDUC)

Comissão Organizadora e Científica: 

Prof. Alcides Fernando Gussi (UFC)
Prof. Alexandre Martins Joca (UECE)
Prof. Phelipe Bezerra Braga (UFC)
Prof. Luanna Marley (UFC)

 

Assessoria de Comunicação

Ana Paula Ximenes

Lenilson Lopes

 

Procedimentos de Submissão 


CLIQUE AQUI para submeter o seu artigo.


Coordenação Geral: Prof. Herbert Lima ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )

Site Oficial do CED: www.ced.seduc.ce.gov.br

Confira nossas fotos clicando aqui.

Outras informações podem ser obtidas também nos seguintes endereços:

- Notícias da UFC Virtual - www.virtual.ufc.br

- Facebook do CED/SEDUC - www.facebook.com/cedceara

- Twitter do CED/SEDUC – www.twitter.com/cedceara

- Flickr do CED/SEDUC - www.flickr.com/photos/cedceara/sets/

 

 

Quem somos

A Universidade Federal do Ceará-UFC tem experiência de mais de 40 anos na oferta de cursos de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão.
Com excelente conceito junto à...   Leia mais

Parcerias