I Chamada Pública de Artigos para Coleção Educação em Direitos Humanos, Gênero e Diversidade: Experiências e Desafios

Objetivos e Escopo da Publicação

A Universidade Federal do Ceará (UFC), através do Instituto Universidade Virtual – Instituto UFC Virtual (IUVI) e do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica da Universidade Federal do Ceará (COMFOR/PROGRAD/UFC) em parceria com o Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria de Educação (SEDUC), através do Centro de Educação a Distância do Ceará e em convênio com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) e Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC), no âmbito da política nacional de formações de profissionais da educação básica das escolas públicas brasileiras, vem ofertando em parceria com as Universidades Públicas, nos últimos anos, cursos de Extensão, Aperfeiçoamento e Especialização. Com a expertise adquirida na oferta destes cursos, a UFC foi convidada para elaborar um livro que aborde temas atuais que envolvam a formação de professores presencial ou à distância, a docência e as diversas concepções de avaliação educacional, o uso de tecnologias para a educação e a informática, os sistemas e as mídias com foco na educação. Neste sentido, convidamos pesquisadores, professores, tutores e demais interessados para participarem da Coleção Educação em Direitos Humanos, Gênero e Diversidade: Experiências e Desafios.

Poderão ser submetidos textos teóricos e/ou ensaios que versem sobre as temáticas elencadas, pesquisas científicas e relatos de experiência. O texto submetido deverá ser inédito, ou seja, não poderá ter sido publicado na íntegra em algum livro, periódico ou conferência.

O Objetivo da Coleção é registrar e socializar experiências consideradas exitosas no âmbito dos projetos Educação em Direitos Humanos (EDH), Escola que Protege (EqP), Gênero e Diversidade na Escola (GDE) e Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça (GPP-GeR).

Tópicos de interesse são:

• Discussões teóricas sobre a formação de professores (inicial, continuada, em serviço ou à distância);
  • A docência em suas diversas concepções teórico-práticas;
  • Educação em direitos humanos e educação a distância:
  • EDH no ambiente escolar;
  • Direitos Humanos e Políticas Públicas.

Datas Importantes

Seguem os prazos para a publicação:

• Prazo final para submissão: 22 de março de 2015
  • Notificação de aceite: 10 de abril de 2015
  • Prazo final para eventual correção do artigo: 10 de maio de 2015
  • Data para publicação (estimativa): Agosto, 2015

Guias para Submissão

• O artigo deve estar em formato.doc do software Word for Windows. Deve conter entre 15 e 20 páginas, formato de folha A4 com margens à esquerda 3,0 cm e as demais 2,5 cm, incluindo no corpo do texto as figuras, fotos, tabelas, quadros, gráficos e referências.
• Formato do texto: fonte Times New Roman, tamanho 12, com indicação de parágrafo, espaçamento 1,5 cm, com recuo na primeira linha do parágrafo de 1,0 cm.
• No artigo deverão constar: nome, instituição e titulação dos autores; Resumo em português na fonte Arial, tamanho 12, entrelinha simples, sem recuos, em parágrafos únicos com 200 a 300 palavras; três palavras chaves; Abstract na fonte Arial, tamanho 12, entrelinha simples, sem recuos e em parágrafos únicos; três keywords; títulos e subtítulos numerados, em negrito, sem recuo e margeados à esquerda. O resumo não contará como corpo do trabalho.
• As menções de autores no texto e as referências no final subordinar-se-ão às Normas Técnicas da ABNT-NBR 10520, de agosto de 2002, e ABNT- NBR 6023, de agosto de 2002, respectivamente.

O corpo do trabalho deve ser organizado por seções, obedecendo à seguinte estrutura:

• Introdução: contendo os objetivos e as justificativas;
• Desenvolvimento (fundamentação teórica, metodologia, resultados e discussões e outros);
• Conclusões;
• Os quadros e tabelas devem estar inseridos no corpo do texto em uma qualidade visível;
• As figuras, fotos e gráficos podem estar em preto e branco, tons de cinza ou coloridos, com resolução mínima de 300 dpi.

Considerações Finais

A Coleção Educação em Direitos Humanos, Gênero e Diversidade: Experiências e Desafios é uma publicação que não traduz o pensamento de qualquer entidade governamental, acolhendo trabalhos que permitam à comunidade ampliar o debate e partilhar experiências sobre as questões atuais. O livro não terá nenhum custo para os autores de publicação, reprodução ou formatação. Cada autor receberá um determinado numero de exemplares a ser divulgado após a aprovação dos artigos selecionados. Esta obra será publicada com um ISBN específico e será vinculada a coleções de livros de Programas de Pós-Graduação da UFC com qualidade científica reconhecida. Em caso de dúvidas ou maiores informações sobre esta chamada para artigos deste livro, e-mails podem ser enviada exclusivamente para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Coordenação Geral:

Prof. Francisco Herbert Lima Vasconcelos
Diretor do Centro de Educação a Distância do Estado do Ceará (CED/SEDUC)

Comissão Organizadora e Científica:

Prof. Alcides Fernando Gussi (UFC)
Prof. Alexandre Martins Joca (UECE)
Prof. Phelipe Bezerra Braga (UFC)
Prof. Luanna Marley (UFC)

Ana Paula Ximenes

Lenilson Lopes

Procedimentos de Submissão

CLIQUE AQUI para submeter o seu artigo.

Site Oficial do CED: www.ced.seduc.ce.gov.br

Confira nossas fotos clicando aqui.

Outras informações podem ser obtidas também nos seguintes endereços:

- Notícias da UFC Virtual - www.virtual.ufc.br

- Facebook do CED/SEDUC - www.facebook.com/cedceara