Pacto do Ensino Médio do Ceará realiza sua primeira reunião com transmissão em tempo real

Na última sexta, dia 6 de fevereiro, no prédio da Secretaria de Educação do Estado (SEDUC), ocorreu a reunião inicial para a segunda fase do Pacto Nacional de Fortalecimento do Ensino Médio no Ceará. O momento, que durou durante todo o dia, contou com a participação presencial da Coordenação Geral, dos Coordenadores Adjuntos, representantes da Secretaria de Educação, Formadores das Instituições de Ensino Superior e Formadores Regionais.

A reunião também pode ser acompanhada através da transmissão realizada em tempo real, onde outros componentes do programa, que não puderam comparecer fisicamente, acompanharam e participaram da reunião via internet, podendo interagir e colaborar com o restante da equipe.

O encontro teve como pontos de discussão diversas questões, dentre elas: Avaliação da primeira fase, programação e calendário das demais fases, cronograma de formações, cursos de formação continuada para supervisores, coordenadores e formadores, publicação do livro, certificação e ferramentas inovadoras para colaborar com comunicação do programa.

Entenda o Pacto:

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio é uma proposta do Ministério da Educação e tem por objetivo oferecer formação continuada aos professores do ensino médio nas 27 unidades da Federação. Para que se concretize, o Pacto depende da adesão das secretarias estaduais, de universidades públicas e dos professores do ensino médio. Conforme dados do censo escolar, o País tem 495,6 mil docentes desta etapa do ensino, que lecionam em 20 mil escolas públicas. Os 26 estados e o Distrito Federal já aderiram ao Pacto e agora é a vez da adesão dos professores. (Fonte: Portal Brasil).

No Ceará, a coordenação geral do Pacto é da Universidade Federal do Ceará (UFC) e as demais Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do estado: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); Universidade Federal do Cariri (UFCA); Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB); Universidade Estadual do Ceará (UECE); Universidade Regional do Cariri (URCA) e Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) atuam na coordenação adjunta do programa promovendo a gestão do processo de formação dos professores com a Secretaria Estadual de Educação do Estado (SEDUC).

Esta gestão integrada tem a intenção de aproximar as IES, ainda mais, do cotidiano das escolas públicas de educação básica, reconhecendo suas estruturas e apoiando o processo de reflexão dos professores do Ensino Médio que estão em formação.

Saiba mais no site oficial do Pacto:

www.pacto.virtual.ufc.br

Serviço: