A reprovação por frequência pode resultar no cancelamento da sua matrícula

Muitos alunos quando acham a disciplina difícil ou falta tempo para acompanhar as aulas, abandonam a cadeira e ao final do semestre ficam reprovados por frequência. Outros chegam ao fim da disciplina, mas não participam das aulas presenciais, fóruns ou deixam de entregar as atividades de portfólio, estes alunos correm um sério risco de perderem a vaga na UFC. 

 

A Resolução nº 12 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), de 19 de junho de 2008, é clara: 

"Art 1º O estudante de graduação que contrair duas reprovações por frequência na mesma disciplina ou atingir um total de quatro reprovações por frequência em disciplinas do curso terá sua matrícula do semestre subsequente bloqueada."

 Exceção:

  "§ 1º Esta Resolução não se aplica às reprovações ocorridas em Monografia, Estágio e Projeto Final de Curso."

 Ao tomar conhecimento do bloqueio, o aluno deve procurar o polo imediatamente para assinatura do Termo de compromisso, assim  poderá se matricular normalmente. Aquele que não realizar esse procedimento no período da matrícula ou ajuste só retornará ao curso no semestre seguinte por meio do processo de reabertura de matrícula. Vale ressaltar que após a assinatura do Termo aluno não poderá contrair nenhuma outra reprovação por frequência, conforme informa o § 3º da resolução.

 "§ 3º O estudante de graduação da UFC que, após a assinatura do Termo de Compromisso a que se refere o § 2º e, ressalvados os casos mencionados no § 1º, contrair qualquer outra reprovação por frequência, terá sua matrícula definitivamente cancelada na UFC."

 Ou seja, após o esforço para conquistar uma sonhada vaga na Universidade Federal do Ceará, este aluno acaba tendo o vínculo definitivamente cancelado por desconhecer as normas  acadêmicas. Para evitar as reprovações por frequência, a UFC oferece recursos como: Matrícula Institucional, Trancamento Parcial e Trancamento Total. Saiba mais sobre essas alternativas consultando as NORMAS GERAIS na página dos cursos a distancia da UFC, lá também estão disponíveis outras informações importantes, inclusive, como solicitar a Reabertura de matrícula caso o seu vínculo esteja cancelado.

 Calendário:

  • Reabertura de Matrícula: 06 a 10 de abril
  • Trancamento Parcial: 13 a 15 de abril
  • Último dia para solicitação de Trancamento Total: 28 de maio
  • Matrícula Institucional – Durante o período de matrícula e ajuste

 

Quem somos

A Universidade Federal do Ceará-UFC tem experiência de mais de 40 anos na oferta de cursos de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão.
Com excelente conceito junto à...   Leia mais

Parcerias