400 alunos do Instituto UFC Virtual colaram grau no último dia 10

Graduados da educação presencial e a distância são referidos como “vencedores” pelo Reitor em exercício, Prof. Henry de Holanda Campos.

A Colação de Grau do semestre de 2015.1 foi ainda mais especial que as demais formaturas já realizadas pelo Instituto Universidade Virtual (UFC Virtual). Isto porque 67% dos graduandos eram alunos da unidade acadêmica. E entre desafios da EaD às novas perspectivas do curso tão inovador como Sistemas e Mídias Digitais (SMD), todos nós somos vencedores. Alunos, professores, tutores, coordenadores e colaboradores estão de parabéns por esta nova conquista!

Ao todo, 596 alunos colaram grau na segunda-feira, 10 de agosto, na Concha Acústica da UFC. Estavam presentes os concludentes dos cursos ofertados pela Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Instituto de Cultura e Arte, Instituto de Educação Física e Esportes, Instituto de Ciências do Mar e pelo Instituto UFC Virtual. Destes, 400 formandos eram nossos alunos: 10 do curso de SMD e 390 dos cursos da UAB/UFC (53 de Administração, 92 de Administração Pública, 9 de Física, 13 de Letras Espanhol, 23 de Letras Inglês, 124 de Letras Português, 44 de Matemática e 32 de Química).

O orador da noite, representando o corpo discente, foi Artur de Oliveira da Rocha Franco, concludente do curso de SMD. Em sua fala, ressaltou os conceitos de "determinação, superação e gratidão". Durante o discurso, ele ainda refletiu sobre a palavra ‘aluno’. "Este é um termo que vem do latim e significa 'aquele que não possui luz' e, embora parecendo ofensivo, retrata o que somos, pois buscamos a luz do conhecimento".

O Prof. Henry de Holanda Campos, Reitor em exercício da UFC, referiu-se aos valores humanos adquiridos concomitantes aos valores científicos nestes anos de academia. "Quando desembarcaram na Universidade, anos atrás, vocês buscavam novos conhecimentos que pudessem alicerçar uma carreira profissional exitosa, e terminaram apreendendo, também, lições de ética, de cidadania, e abriram o espírito para os valores humanísticos, despertando para a realidade social que nos cerca".

Veja o discurso do representante discente, Artur de Oliveira, na íntegra.

Formandos UAB celebram a conquista de colar grau na UFC

Todas as semanas, durante quatro anos e meio, Iderlon Lima, 28 anos, tinha que cruzar a divisa entre os estados do Piauí e Ceará, saindo do município de Assunção, onde mora, para ter aulas em Quiterianópolis, onde cursou Licenciatura em Matemática, através do Instituto UFC Virtual. Os inúmeros obstáculos que encontrou no caminho de sua graduação ele lembrava durante a cerimônia de colação de grau. Emocionado, contou: "Às vezes, dava vontade de desistir, mas eu continuei. Pensava no sonho que tinha e que, agora, estou realizando".

O desafio de superar distâncias para sentar em uma das concorridas cadeiras da UFC também fez parte da rotina de Rayanne Diógenes, 21 anos, que se graduava ontem em Letras – Português. Juntamente com três colegas, ela saía de Jaguaribara, com transporte fornecido pelo município, para ter aulas no Polo de Russas. "Foram quatro anos e meio de muita luta, porque morávamos em uma cidade distante. Mas eram apenas 30 vagas e havíamos conseguido estar dentro, então persistimos. No segundo semestre, eu já comecei a trabalhar e ficou mais difícil. Mas, após todas essas dificuldades, conseguimos. Hoje, leciono Português e Artes numa escola estadual do município e me sinto vitoriosa”, revela.

As amigas Luiza Mônica, 24 anos; Jamily de Souza, 27 anos; Samara Pereira, 23 anos, e Clara Estefânia, 22 anos, se abraçavam, felizes, na Reitoria da UFC, pouco antes de iniciar a cerimônia de colação de grau. Trazendo consigo o sentimento de conquista, elas comemoravam o fato de terem conseguido entrar no Curso de Administração Pública, após concorrerem com quase 900 pessoas por 50 vagas, em 2010, e estarem, cinco anos depois, recebendo o diploma de graduadas. "Estamos aqui conquistando mais um objetivo. Afinal, é um grande orgulho para cada uma de nós poder se formar na UFC", celebrava Clara.

Fonte: Portal UFC

Formandos falam de luta e sonhos realizados.

Assista ao vídeo com depoimentos de alunos concludentes na noite do dia 10 de agosto de 2015: