CED/SEDUC troca experiência com Centro de Mídias do Amazonas

DSCN10682 1

Para conhecer a premiada experiência de ensino no Estado do Amazonas, o diretor do Centro de Educação a Distancia do Estado do Ceará, Herbert Lima, visitou o Centro de Mídias de Educação do Amazonas, nos dias 24 e 25 de agosto, em Manaus. A diretora do equipamento, Socorro Barros, apresentou o trabalho desenvolvido pelo Centro de Mídias.

O Centro de Mídias, que já ganhou 12 prêmios nacionais e internacionais, beneficia mais de 40 mil alunos de 3 mil comunidades rurais em todos os 62 municípios do Estado. Por ser o Estado mais extenso do país, com comunidades isoladas, falta de transporte, fornecimento irregular de energia elétrica e déficit de professores, a solução encontrada foi usar a tecnologia para levar ensino de qualidade, através de aulas diárias, transmitidas via-satélite, e com interação em tempo real.

11953091 1635273003420465 6960423179728824615 n

Durante a visita, o diretor do CED conheceu os sete estúdios de TV de onde uma equipe de professores ministra aulas transmitidas, diariamente, via satélite e acompanhadas por comunidades rurais amazonenses.“Foi emocionante ver alunos de comunidades isoladas na floresta Amazônia superando dificuldades para ter acesso ao ensino de qualidade. Uma experiência interessante de produção e transmissão de aulas medidas por tecnologias, que promovem a inclusão social e digital de diversos estudantes amazonenses. Pretendemos implantar experiência semelhante em comunidades indígenas do Ceará e municípios Cearenses com difícil acesso ou com pouca disponibilidade de oferta de cursos para capacitação e qualificação de professores e estudantes em temáticas diversas”.afirmou Herbert Lima.

DSCN1682

Além de conhecer os estúdios do Centro de Mídias, o diretor Herbert Lima conheceu de perto duas escolas do Estado Amazonas que são beneficiadas com as aulas transmitidas via satélite. Foram visitadas a Escola Agrícola Rainha dos Apóstolos e a Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves, localizadas no município Careiro da Várzea, a 25 quilômetros da capital Manaus.

Criado em 2014, o Centro de Educação a Distância do Ceará (CED) é um órgão público estadual referência na formação de professores, estudantes e comunidade da Capital e do Interior, por meio da modalidade de ensino semipresencial e educação a distância (EaD). Tem como objetivo colaborar para a melhoria da educação no Estado, através de formações que aproximem e utilizem as novas tecnologias como ferramenta de disseminação do conhecimento. A estrutura conta com quatro auditórios, com capacidades moduláveis de 100 a 600 pessoas, 20 salas de aulas, 5 laboratórios e estúdios de tv e rádio, equipamentos de videoconferência.

O CED fica localizado na Cidade de Sobral, que é um município brasileiro do Estado do Ceará e está a aproximadamente 240 km da capital, sendo o segundo município mais desenvolvido do Estado, atrás apenas de Fortaleza, de acordo com o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

Outras informações:

www.ced.seduc.ce.gov.br