II EnCOMFOR

Fotos: Isadora Rebouças

 

OBJETIVO DO EVENTO

A Universidade Federal do Ceará (UFC), do Ministério da Educação e Cultura (MEC), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad), do Instituto Universidade Virtual (Instituto UFC Virtual) e o Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica (COMFOR/UFC) realizará o II Encontro Nacional de Coordenadores de Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica (II EnCOMFOR).

O II EnCOMFOR é um evento que reúne o Fórum de Coordenadores de Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica (ForCOMFOR) e neste ano de 2014 será realizado na Cidade de Fortaleza – Ceará, no Nordeste do Brasil. O primeiro evento (o I EnCOMFOR) foi realizado em 2013 na Cidade de Vitória - Espírito Santo pela UFES (Universidade Federal do Espírito Santo).

Os COMFOR funcionam nas Instituições Públicas de Ensino Superior (IES e IF) e estão ligados a um Comitê Nacional (CONAFOR), por meio da Rede Nacional de Formação Continuada (RENAFOR) e também realiza uma articulação com os Fóruns Estaduais Permanente de Apoio à Formação Docente (FEPAD) instituído nos Estados da Federação e no Distrito Federal. O COMFOR é responsável por assegurar a indução, a articulação, a coordenação e a organização de programas e ações de formação inicial e continuada de profissionais da educação básica, pela gestão de recursos recebidos por meio do apoio financeiro previsto, bem como pelo desenvolvimento de projetos de pesquisa e de desenvolvimento de metodologias de ensino na área de formação inicial e continuada de professores de educação básica. Cabe ainda ao Comitê analisar os dados e informações gerenciais, referentes à implantação e ao desenvolvimento dos programas e ações de formação inicial e continuada no âmbito da Instituição, bem como fazer o monitoramento desses dados e encaminhá-los ao MEC por meio de sistema informatizado. O COMFOR deve articular-se também com os órgãos de planejamento, orçamento e financeiro da Universidade para planejar e acompanhar a execução das ações e dos gastos referentes aos programas de fomento à formação por meio da ação 20RJ.

 

PRÉ-INSCRIÇÃO

CLIQUE AQUI para realizar sua inscrição no evento.

 

INSCRITOS

CONFIRA AQUI a listagem dos participantes inscritos.

 

OFICIO CIRCULAR

CLIQUE AQUI para acessar o Ofício Circular de convite para o evento da coordenação geral do evento.

 

PROGRAMAÇÃO

 

QUARTA-FEIRA (26 DE MARÇO)
8h às 9h Credenciamento dos Coordenadores Comfor
9h às 12h

Avaliação e Debate do Documento Renaform 2014 /
Grupo de Trabalho Coletivo de Coordenadores Comfor
Debatedores:Daniel Arruda Martins e Marília Mendes de Almeida

Mediadores: Fernanda Paiva (UFES)

12h ALMOÇO
14h Solenidade de Abertura do II EnComfor
16 às 18h

Mesa Temática: Ponafor: múltiplos olhares
Convidados: Autoridades representativas dos
segmentos que efetivam a Ponafor

Mediador: Prof. Francisco Herbert Lima Vasconcelos (UFC)

18h

Sistematização da agenda de trabalho

Sistematizadores: Presidência do ForComfor

QUINTA-FEIRA (27 DE MARÇO)
9h às 12h

- Avaliação e Debate do Documento Carta de Vitória (2013) e/ou Avaliação e Debate do Documento Renaform 2014
- Grupo de Trabalho Coletivo de Coordenadores Comfor

Debatedores:Daniel Arruda Martins e Marília Mendes de Almeida

Mediadores: Lísia Regina Ferreira Michels (UFFS)

12h ALMOÇO
14h às 18h

- Grupo de Trabalho Coletivo de Coordenadores Comfor
- Oficina: Gestão Comfor

Convidados: Manuelita Falcão Brito (SEB/MEC),Daniel Arruda Martins e Marília Mendes de Almeida

Mediador: Rafael Krolow Santos Silva (IFSUL)

18h

- Sistematização da agenda de trabalho - Elaboração da Carta de Fortaleza

Sistematizadores: Presidência do ForComfor

SEXTA-FEIRA (28 DE MARÇO)
9h às 12h

- Avaliação e Debate da Minuta de Estatuto do ForComfor e Elaboração de Diretrizes parametrizadoras de Regimentos Internos Institucionais
- Grupo de Trabalho Coletivo de Coordenadores Comfor

Mediadores: Fernanda Paiva (UFES)

12h ALMOÇO
14h às 18h - Eleição da Presidência do ForComfor / Indicação do III EnComfor/ Aprovação de Estatuto do ForComfor
- Grupo de Trabalho Coletivo de Coordenadores Comfor
18h Programação Cultural

Confira também a programação clicando aqui.

 

LOCAL DO ENCONTRO


Todas as atividades do 2º. EnCOMFOR, constantes da Programação, serão realizadas nas dependências do Praiano Hotel (credenciamento, palestras, salas temáticas, reuniões e outras).

Lembramos que a hospedagem poderá ser realizada nos hotéis a partir das 14h do dia 26 de Março de 2014, durante o intervalo do almoço de 12h às 14h. Entretanto, os participantes devem chegar ao local do evento às 8h do mesmo dia. As bagagens dos participantes serão guardadas no período da manhã em um local específico, para o caso de alguns participantes chegarem no início da manhã e não quiserem realizar sua entrada imediata no hotel em que irão se hospedar durante os dias do evento.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

 

 

DATAS IMPORTANTES

O II Encontro Nacional de Coordenadores de Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica das IFES (II EnCOMFOR) será realizado no período de 26 a 28 de Março de 2014 na Cidade de Fortaleza, Ceará.

Vale ressaltar que o credenciamento será realizado a partir das 8h do dia 26 de Março e a Solenidade de Abertura do Encontro está marcada para as 9h da manhã do mesmo dia.

O encerramento do Encontro está previsto para as 18h do dia 28 de Março de 2014.

 

HOSPEDAGEM

A hospedagem é de inteira responsabilidade dos participantes e recomendamos que seja realizada a partir das 14h do dia 26 de Março até às 12h do dia 29 de Março de 2014.

Recomendamos que os participantes realizem suas hospedagens no Praiano Hotel (Av. Beira Mar, 2800, Meireles, Fortaleza- CE / 85 4008 2200) ou no Seara Praia Hotel ( Av. Beira Mar, 3080, Meireles, Fortaleza/ 85 4006 2222).

No ato das reservas, os hospedes deverão informar que serão participantes do II EnCOMFOR. Desta forma, poderão usufruir do desconto disponibilizado para os participantes do evento. Caso o participante deseje hospedar-se em outro Hotel, recomendamos que realize sua hospedagem em um hotel na orla da Av. Beira Mar, próximo ao Praiano Hotel.

 

ALIMENTAÇÃO

Ressaltamos, também, que toda a alimentação do evento, almoços e jantares, assim como as despesas com hospedagem e translado são de responsabilidade de cada participante. Há diversas opções de restaurantes, cafeterias e lanchonetes na orla da Av. Beira Mar, próximo ao local em que irá ocorrer o evento.

 

PASSAGEM

As despesas com as passagens aéreas e/ou terrestres não serão custeadas pela organização do evento e nem pelo MEC. Para marcar as passagens é importante considerar que a solenidade de abertura do 2º. Encontro Nacional está prevista para as 8h do dia 26 de Março de 2014, sendo que a hospedagem (check in) começará a partir das 14h do mesmo dia. É igualmente importante considerar que o encerramento está previsto para as 18h do dia 28 de Março de 2014 e que os participantes devem ter suas hospedagens até às 12h do dia 29 de Março de 2014.

 

TRANSLADO

As despesas com o translado do aeroporto para o hotel e vice-versa serão custeadas pelo próprio participante. Com o intuito de oferecer sugestões, informamos que além dos táxis do aeroporto, pode-se ligar para:

1.Sugestão de Táxi:

(85) 9922.4638

2.Sugestão de Táxi:

(85) 8826.0258 ou (85) 9933.3358

3. Rádio Táxi Fortaleza:

(85) 3287-7222

4. Rádio Táxi:

(85) 3254-5744

 

DOCUMENTOS

- Carta Brasilia - DF
- Carta Vitória - ES
- Ata de Criação do Fórum dos Coordenadores dos Comitês Gestora Institucionais de Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica (ForCOMFOR)
- Proposta Preliminar para Elaboração do Estatuto do Fórum Permanente de Coordenadores do COMFOR
- Documento Orientador - RENAFOR

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

Coordenador do COMFOR/UFC
Prof. Custódio Luís Silva de Almeida
Pró-Reitor de Graduação da UFC

Coordenação Geral do Evento
Prof. Francisco Herbert Lima Vasconcelos
Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Equipe Administrativa
Ana Cristina Barbosa
Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Patrícia Maria Nunes de Souza Bispo
Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Assessoria de Comunicação do Evento
Ana Paula de Oliveira Ximenes
Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Fale Conosco:(85) 8972-2206 (Oi) / (85) 9692-6971 (TIM) / (85) 9229-4628 (Claro) / (85) 8141-7682 (Vivo)

 

CERTIFICAÇÃO

O certificado de participação será entregue no último dia de evento no período da tarde. Os participantes que não receberam em breve receberão via correio.

 

OFICINAS

Baixe aqui as apresentações realizadas pelos facilitadores do encontro:

Apresentação Prof. Aléssio Costa de Lima

Apresentação Daniel Arruda Martins e Marília Mendes de Almeida

Apresentação Prof. Jesualdo Farias ( Reitor da Universidade Federal do Ceará)

 

 

Quem somos

A Universidade Federal do Ceará-UFC tem experiência de mais de 40 anos na oferta de cursos de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão.
Com excelente conceito junto à...   Leia mais

Parcerias