Olimpíada Cearense de Robótica

SOBRE O EVENTO

A Universidade Federal do Ceará (UFC) através do Instituto Universidade Virtual (Instituto UFC Virtual) em parceria com o curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará Campus de Sobral o Governo Estado do Ceará por meio da Secretaria de Educação (SEDUC) através do Centro de Educação a Distância do Ceará (CED) comunicam a abertura das inscrições para o processo seletivo das escolas da rede estadual do nível médio no munícipio de Sobral para participação da etapa sobralense da I Olimpíada Cearense de Robótica das Escolas Públicas (OCREP) – Etapa Sobralense - CREDE 6. A etapa sobralense é um evento público e gratuito com fins educacionais que visa incentivar o desenvolvimento de projetos de robótica nas escolas públicas do estado do Ceará aplicados a difusão de software e à construção de protótipos robóticos capazes de executar tarefas pré-estabelecidas e também de atuar de forma autônoma. Constituindo-se de um espaço de competições de robótica entre alunos de nível médio da rede estadual de ensino do município de Sobral e da CREDE 6 de modo a oferecer uma rica oportunidade de troca de experiências científicas e tecnológicas.

Confira AQUI o Edital em PDF.

PRÉ-INSCRITOS

Em breve será divulgada a lista dos pré-inscritos no evento.

PROGRAMAÇÃO

O evento ocorrerá nos dias 13 e 14 de junho de 2014 no Centro de Educação a Distância do Ceará (CED) na cidade de Sobral/CE. Em breve será disponibilizada a programação do evento.

LOCAL DO ENCONTRO

Todas as atividades da I Olimpíada Cearense de Robótica das Escolas Públicas, constantes da Programação, serão realizadas nas dependências do Centro de Educação a Distância do Ceará (CED), localizado na Rua Iolanda Barreto, S/N, Centro - Sobral, CE.

O CED é um centro de referência e excelência na formação de professores e estudantes da rede pública do Estado do Ceará com ênfase no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação e no desenvolvimento de sistemas e mídias digitais com foco na melhoria da qualidade da educação pública por meio da modalidade de ensino semipresencial e da educação a distância (EaD). O centro promove ainda a realização de cursos de extensão, aperfeiçoamento, pós-graduação e escolas de altos estudos (pós-graduação) na formação de professores, estudantes, técnicos e gestores da educação básica pública, além de eventos na forma de congressos, mostras, simpósios, encontros, workshops, palestras ou conferências na área de educação, ciência e tecnologia com ênfase na educação básica.

Confira as informações e novidades sobre o local do evento:

Facebook do CED/SEDUC - https://www.facebook.com/cedceara
Twitter do CED/SEDUC - https://twitter.com/cedceara
Flickr do CED/SECADU - https://www.flickr.com/photos/cedceara/sets

ALIMENTAÇÃO

Toda a alimentação do evento é de responsabilidade de cada participante. Há diversas opções de restaurantes, cafeterias e lanchonetes nas proximidades ao local em que irá ocorrer o evento.

PASSAGEM

Ressaltamos, também, que todas as despesas com hospedagem e translado são de responsabilidade de cada participante.

HOTÉIS

Confira aqui a lista de sugestão de hotéis em Sobral.

CERTIFICAÇÃO

Os certificados do evento serão emitidos pela Pro – Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC).

ORGANIZAÇÃO

Prof. Francisco Herbert Lima Vasconcelos
Diretor do Centro de Educação a Distância do Ceará (CED/SEDUC)

Prof. Mauro Cavalcante Pequeno
Diretor do Instituto UFC Virtual (IUVI/UFC)

Prof. Vandilberto Pereira Pinto
Coordenador Pedagógico do Projeto no Departamento de Engenharia Elétrica
Universidade Federal do Ceará - Campus de Sobral

Prof. Wellington Wagner Ferreira Sarmento
Coordenador Pedagógico do Projeto no Instituto Universidade Virtual – UFC Virtual
Universidade Federal do Ceará – Campus do Pici

SOBRE O CURSO

O curso de formação contará com a carga horária de 120 horas/aula distribuídos da seguinte forma: 24 horas/aula de atividades presenciais e 96 horas/aula de atividades virtuais através do ambiente SOLAR 2.0 (Sistema On-Line de Ensino - http://apolo11.virtual.ufc.br) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Uma vez selecionados, todos os participantes das equipes deverão obrigatoriamente concluir o curso de formação destinado apresentar os conceitos fundamentais de robótica. Este curso proporcionará uma introdução à ferramenta a ser utilizada na competição, bem como familiarizar-se com as regras do torneio.

EMENTA

MODALIDADE/CARGA HORÁRIA

CONTEÚDOS

Atividades presenciais

(24 horas/aula)

Apresentação de softwares para Robótica Educacional.

Apresentação de hardwares para Robótica Educacional.

Oficina de construção de robôs.

Oficina de construção de software.

Oficina de construção de robôs (avançado).

Oficina de construção de software (avançado).

Competição de robôs – Seguidor de referência, desvio de obstáculos, corrida de Humanóide

Atividades virtuais

(96 horas/aula)

Indrodução a Robótica.

Robótica Educacional.

Ambientes virtuais de aprendizado.

Kits didáticos.

Sensor de toque.

Sensor de luminosidade.

Sensor de cores.

Sensor sonoro.

Sensor ultrassônico .

Emissor de luminosidade

Servo motores

Instalando o software

-Conhecendo o software

Noções de programação

Prática: Segmento de referência, Desvio de obstáculos, labirinto.

Competições de Robótica

5º encontro presencial
14/06/2014

DIVULGAÇÃO