Projetos de Pesquisa

 

2014 – 20132012 - 2011 – 20102009


2014-Atual. Contos Digitais Alinhados ao Framework TPACK - Uma Oportunidade de Formação de Professores para Design de Produtos Educacionais Multimídia

Membro: Cátia Luzia Oliveira da Silva.


2014-Atual. Geração de aplicações móveis e sensíveis ao contexto utilizando Engenharia de Software baseada em Modelos e o middleware LoCCAM

Membro: Windson Viana de Carvalho.


2014-Atual. SLA4CLOUD

Membro: Emanuel Ferreira Coutinho.


2014-Atual. Smart H2O

Membro: Alysson Diniz dos Santos.


2014-Atual. Uso de Ontologias para a Análise do Perfil Dialógico e realização de Avaliação Formativa em Fóruns de Discussão

Membro: Raquel Santiago Freire.

 


20142013 – 2012 - 2011 – 20102009


2013-2015.
 Desenvolvimento de Ontologias com Base no Sistema de Análise de Interações Contingentes para a Implementação de Avaliações Formativas em Fóruns de Discussão (CNPQ/UNIVERSAL)
Coordenador do IUFCV: Priscila Barros David.

2013-2015. GBraille: Estudo, Concepção e Avaliação de um Jogo Móvel para Auxiliar a Aprendizagem de Braille (CNPQ/UNIVERSAL)
Coordenador do IUFCV: Windson Viana de Carvalho.


2013-Atual. APLICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO GEOMÓVELNR COMO FERRAMENTA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO NO ENSINO DE CAMPO DE GEOLOGIA

Membro: Edgar Marçal de Barros Filho.


2013-2014. Geração de aplicações móveis e sensíveis ao contexto utilizando Engenharia de Software baseada em Modelos

Membro: Windson Viana de Carvalho.


2013-Atual. Projeto TiC Kids Online Brasil-Portugal

Membro: Andrea Pinheiro Paiva Cavalcante.


2013-Atual. Sistemas Ubíquos e Sensíveis ao Contexto para o auxílio à aprendizagem em aulas de campo em Geociências

Membro: Windson Viana de Carvalho.


2013-Atual. Toth - Grupo de Mitologia, Simbolismo e Arquétipos

Membro: Levi Bayde Ribeiro.


2013-Atual. Um estudo sobre o domínio das Estruturas Multiplicativas no Ensino Fundamental

Membro: José Aires de Castro Filho.


2013-Atual. Utilizando Engenharia de Software Orientada a Modelos na Produção de Recursos Educacionais Digitais Customizáveis

Membro: Maria de Fátima Costa de Souza.

 


20142013 - 2012 – 2011 – 20102009


2012-2014.
 Mapeamento e análise da navegação e interação dos alunos, pela técnica de rastreamento ocular, a partir do fórum virtual de discussão, em disciplinas de Matemática e Letras na modalidade EaD (CNPQ/UNIVERSAL)
Coordenador do IUFCV :Eduardo Santos Junqueira Rodrigues. 

2012-2013. UbiStructure - Uma infra-estrutura de desenvolvimento e execução de aplicações ubíquas (CNPQ/UNIVERSAL)
Participante do IUFCV: Windson Viana de Carvalho. 

2012-2013. Colaboração em rede e aprendizagem escolar (CNPQ/UNIVERSAL)
Participante do IUFCV: Windson Viana de Carvalho.

2012-2013. Sistemas de recomendação sensíveis ao contexto (PIBIC-UFC)
Coordenador do IUFCV: Windson Viana de Carvalho.

2012-2013. Dialogicidade na formação do professor-tutor para o acompanhamento pedagógico no Sistema UAB/UFC
Coordenador do IUFCV : Priscila Barros David.

2012-2013. Estruturação de Pesquisa em Aprendizagem de Máquina e Jogos Digitais
Coordenador do IUFCV: Rafael Augusto Ferreira do Carmo. 

2012-2013. Mitologia e seu simbolismo: aplicabilidade em diversas áreas de conhecimento
Coordenador do IUFCV: Levi Bayde Ribeiro. 

2012-2013. Uma Plataforma para o Gerenciamento de Serviços em Ambientes de Computação em Nuvem
Coordenadores IUFCV : Leonardo Oliveira Moreira, Emanuel Ferreira Coutinho.

2012-Atual. Colaboração em rede e aprendizagem escolar
Descrição: O objetivo principal do presente projeto é investigar práticas e metodologias colaborativas de ensino e aprendizagem em rede apoiada em um ambiente colaborativo Web especialmente desenvolvido para esse propósito. O primeiro objetivo específico do projeto é investigar práticas de ensino e aprendizagem em rede incorporadas no cotidiano escolar, a partir da implantação do PROUCA. O segundo objetivo específico dof projeto é desenvolver um ambiente Web, baseado no conceito de software livre, que permita o compartilhamento de recursos e ferramentas de trabalho colaborativo. 
José Aires de Castro Filho - Coordenador.
Integrantes: Raquel Santiago Freire - Integrante / Mauro Cavalcante Pequeno - Integrante / Fernando Lincoln Carneiro Leão de Mattos - Integrante / Priscila Barros David - Integrante / Eduardo Santos Junqueira Rodrigues - Integrante / Cátia Luzia Silva Harriman – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

 


20142013 - 2012 – 2011 - 2010 – 2009

 

2011-Atual. A trajetória de Otto De Alencar Silva (1874-1912) - A biografia de um cearense que se tornou e inventou como matemático, engenheiro, cientista, pensador e educador brasileiro.

Descrição: Trata-se de um estudo biográfico sobre Otto de Alencar Silva, no contexto da história da educação matemática e da história da matemática no Brasil do final do século XIX e início do século XX. Neste sentido, se pretende compreender o papel de Otto de Alencar no desenvolvimento do pensamento matemático brasileiro quanto os aspectos que envolvem ensino e pesquisa matemática, bem como, seus questionamentos sobre o positivismo enquanto doutrina que limitou aspectos do pensamento científico e matemático no Brasil quanto o ensino e a pesquisa.
Charliton José Dos Santos Machado – Coordenador. 
Integrantes: Cibelle Amorim Martins - Integrante / / Bruna Germana Nunes Mota - Integrante / José Rogério Santana - Integrante. .
 

2011-Atual. ABORDAGENS ANALÍTICAS E EXPERIMENTAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISTRIBUÍDOS: PROTOCOLOS PARA REDES DE SENSORES E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NUMÉRICOS
Descrição: Projeto de pesquisa e desenvolvimento na área de sistemas baseados em Redes de Sensonres Sem Fio e aplicações móveis. Divide-se em três linhas: desenvolvimento da arquitetura extMobilis que permite a interação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem utilizando o potencial dos smartphones; especificação formal, modelagem e simulação da arquitetura uLab para criação de ambientes de computação ubíqua para monitoramento remoto e intervenção em aulas experimentais em laboratório (estudo de caso: Laboratório de Química Geral); especificação de um protocolo confiável para detecção e localização de objetos e pessoas em um ambiente de laboratório. 
Gabriel Antoine Louis Paillard - Coordenador.
Integrante: Wellington Wagner Ferreira Sarmento.
Financiador(es): FUNCAP
 

2011-Atual. Estudo e concepção de mecanismos de matching contextual para sistemas de recomendação sensíveis ao contexto
Descrição: Um problema em aberto na concepção de Sistemas de Recomendação sensíveis ao contexto são os mecanismos de matching contextual que consistem em medir quão similar o contexto atual do usuário é dos contextos relacionados aos itens recomendáveis. O presente projeto visa estudar e conceber novos mecanismos de matching contextual que pressupõem uma representação ontológica do contexto e que devem ser facilmente incorporados às técnicas clássicas de recomendação. O objetivo é aplicar os mecanismos na concepção de duas aplicações para a plataforma Android: uma para a recomendação de fotos e outra para o ensino de geologia assistido por DM. 
Windson Viana de Carvalho - Coordenador. 
Financiador(es): Universidade Federal do Ceará.
 

2011-2013. Learning While Moving - LWM
Descrição: O objetivo principal deste projeto é de intensificar o trabalho de colaboração entre os grupos de pesquisa da América do Sul e da França, em torno de tecnologias de computação móvel e engenharia de software aplicadas à educação móvel (m-learning). Este projeto propõe a especificação e desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem móvel (Ubiquitous Learning Environment ULE) que deverá suportar a criação e execução de aplicações de aprendizagem consciente de contexto (context-aware e-learning applications).
Edgar Marçal de Barros Filho - Coordenador. .
Integrante: Windson Viana de Carvalho.
 

2011-Atual. MAPEAMENTO DAS INFLUÊNCIAS SÓCIOPOLÍTICAS NO DESENVOLVIMENTO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM DOS ANOS DE 1995 ATÉ 2010.
Descrição: As narrativas sobre os avanços da tecnologia se constituem um lugar comum em escritos e diálogos que são vinculados a propostas de uso das tecnologias da informação e comunicação em diversos meios, inclusive da educação. Contudo, são raras as pesquisas com foco centrado sobre questões ideológicas, políticas, sócio-comportamentais, proposições e manutenções destes continentes digitais . ... Sem dúvida estamos desenvolvendo novas regras de relacionamento e de integração que em sua origem foi criada dentro de modelos muito controlados (acadêmicos e militares) e que, posteriormente foi sacada destes meios para servir a outros grupos com interesses diferenciados dos primeiros que, não obstante, servem a uma determinada tendência de controle e de exercício de poder. Estudar estas raízes é buscar a compreensão destes discursos que hoje são realizados nos espaços em que nos inserimos, na universidade e fora dela. ... Tal pesquisa pode representar um avanço na compreensão dos produtos e das práticas possíveis e desejadas nos espaços virtuais, nos mundos pós-orgânicos, possibilitará compreender se a construção de autonomia iniciada na organicidade passa por alguma transformação e pode nos levar a compreender a origem do que é posto no espaço virtual para possibilitar nossa movimentação neste mundo digital.
Robson Carlos Loureiro - Coordenador. 
 

2011-Atual. Projeto Aprimora
Descrição: Este trabalho visa, com base nos princípios da Interação Humano-Computador (IHC): (i) propor uma interface e uma interação adequada para o Sistema de Avaliação de Tutores da UAB; (ii) propor soluções alternativas para as dificuldades enfrentadas atualmente pelo processo de inscrição e (iii)avaliar a eficácia das soluções propostas através de testes de interação específicos.
Ticianne de Gois Ribeiro - Coordenador.
 

2011-Atual. Uma Plataforma para o Gerenciamento de Serviços em Ambientes de Computação em Nuvem
Descrição: Este projeto tem como objetivo desenvolver uma plataforma para gerenciar serviços que atendam aos requisitos de ambientes de Computação em Nuvem. Inicialmente, este ensaio realiza um estudo a fim de explorar as plataformas que gerenciam serviços específicos tais como software, dados e infra-estrutura. Diante disso, são elencados os requisitos desejáveis que devessem ser desenvolvidos na plataforma proposta. Além disso, este projeto realiza um estudo das técnicas existentes e utilizadas para realizar as características de serviços de nuvem, para um entendimento teórico e técnico da viabilidade e aplicabilidade destas técnicas. Diante dos resultados do estudo, são elencadas as tecnologias ou frameworks a serem utilizados para auxiliar no processo de desenvolvimento do objetivo geral deste trabalho. Com isso, será desenvolvida, conforme os requisitos elencados, a plataforma de gerenciamento de serviços em nuvem. Por fim, será avaliada a eficiência da plataforma com uma aplicação real em um ambiente real.
Leonardo Oliveira Moreira - Coordenador.
Integrante: Emanuel Ferreira Coutinho.
 

2011-Atual. Dialogicidade na formação do professor-tutor para o acompanhamento pedagógico no Sistema UAB/UFC.
Descrição: Acompanhando o cenário de evolução da Educação a Distância (EaD) no Brasil e no mundo, a Universidade Federal do Ceará (UFC), integrada ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) do Ministério da Educação, desde 2006, vem trabalhando intensamente na formação de professores-tutores para atuarem nas disciplinas de graduação do Sistema UAB/UFC. Sabe-se que grande parte dos cursos voltados para a formação de professores no Brasil ainda seguem abordagens pedagógicas instrucionistas e conteudísticas, fundamentadas em princípios do movimento filosófico empirista. Esta prática tem sido frequentemente adotada em cursos semelhantes, ministrados na modalidade a distância. Tais abordagens revelam-se frágeis no sentido de preparar os professores para uma atuação profissional correspondente às exigências da sociedade em rede. Formações fundamentadas em concepções sociointeracionistas e dialógicas parecem preparar melhor estes profissionais. Contudo, formar professores “para a” e “na” modalidade a distância dentro desta perspectiva constitui um grande desafio, especialmente pela escassez de estudos empíricos que fundamentem tais ações. É com o objetivo de preencher esta lacuna que esta pesquisa é apresentada, com o propósito de investigar metodologias para o acompanhamento pedagógico em cursos de graduação a distância, baseadas nos princípios da Educação Dialógica freireana, desde a formação dos professores-tutores. Tal proposta reveste-se de grande importância, especialmente no contexto da instituição UFC, que já é uma referência na oferta de cursos de nível superior na modalidade de EaD. A pesquisa pretende identificar formas de vivenciar a dialogicidade em áreas de conhecimento específicas, no sentido de fomentar um processo de formação crítico, autônomo e reflexivo em cursos a distância.

Coordenação: Priscila Barros David e Raquel Santiago Freire

 


20142013 - 2012 -2011 - 2010 – 2009

 

2010-2011. Auto-Otimização Biologicamente Inspirada de Roteamento em Redes de Sensores Sem Fio

Descrição: As Redes de Sensores Sem Fio (RSSF) são redes densas, compostas por dispositivos de pequeno porte, tipicamente com limitações de processamento, comunicação e suprimento de energia, que têm como objetivo principal o de realizar o sensoriamento de um espaço geográfico em métricas como temperatura, unidade, pressão, etc. Um dos principais problemas dessas redes é o seu gerenciamento, visto que o ambiente no qual os dispositivos são lançados pode ser hostil, como campos de combate e desastres naturais. Portanto, sem poder contar com controle direto de gerência, as RSSF devem ser dotadas de mecanismos autonômicos de organização e manutenção, principalmente nas tarefas de configuração e roteamento. Tais características das RSSF as trazem ao contexto da Computação Autonômica, conceito que surgiu de uma iniciativa da empresa IBM, no início da década de 2000. A idéia por trás desse paradigma era a de vencer a complexidade das infra-estruturas dotando-as de capacidades de iniciativa na solução de seus problemas, conseqüentemente dando-as autonomia. Foram, então, especificados os objetivos de auto-proteção (self-protection), auto-reparação (self-healing), auto-configuração (auto-configuration) e auto-otimização (self-optimization). Essas características de autonomia ficaram conhecidas na literatura como self-*. A partir da noção de Computação Autonômica, surgiram os esforços para trazer as características self-* para o ambiente das redes, de onde emergiu o termo Comunicação Autonômica. O objetivo deste projeto é propor uma pesquisa acerca da utilização de Sistemas Biologicamente Inspirados, mais especificamente Heurística de Colônia de Formigas, para a otimização do tempo de vida em Redes de Sensores Sem Fio. O objetivo desta otimização é encontrar o cenário ideal onde o tempo de vida integral da rede é maximizada. O efeito esperado é o da uniformização do mapa de energia da rede de sensores.. 
Levi Bayde Ribeiro – Coordenador.
Integrante: Miguel Franklin de Castro.

2010-2013. Abordagens Analíticas e Experimentais para o desenvolvimento de sistemas distribuídos: protocolos para redes de sensores e resolução de problemas numéricos
IUFCV – 06-2012. Abordagens Analíticas e Experimentais para o desenvolvimento de sistemas distribuídos: protocolos para redes de sensores e resolução de problemas numéricos (FUNCAP). Coordenador IUFCV : Gabriel Antoine Louis Paillard.

2010-2011. BioPass
Descrição: O projeto BioPass tem como objetivo o desenvolvimento de uma solução de segurança da informação, baseada em software próprio e hardware de terceiros, que seja móvel e funcione exclusivamente na presença do usuário, além de garantir a irrefutabilidade das transações deste, realizadas via Internet ou outras redes.. Alysson Diniz dos Santos - Coordenador. 
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
 

2010-Atual. Mapeamento e análise das trilhas de navegação e leitura dos alunos em artefatos digitais, com conteúdos multimodais hipertextuais experimentais, de disciplinas de Matemática e Letras na modalidade EaD

Descrição: O presente estudo tem como objetivo principal investigar como os alunos navegam e lêem os diversos conteúdos digitais para aprendizagem em EaD. O estudo será focado, portanto, na navegação, leitura e interpretação dos alunos acerca dos elementos multimodais e hipertextuais desses conteúdos digitais (imagens, áudio, texto escrito, hiperlinks) nos momentos de aprendizagem, em particular os conteúdos dos cursos de graduação de Letras e de Matemática. Mais especificamente, o estudo irá documentar, mapear e analisar como os alunos navegam, lêem, utilizam e interpretam artefatos digitais em EaD nos cursos de Letras e Matemática a partir do contexto deles e de experiências prévias no uso de outros conteúdos digitais similares; identificar dificuldades experimentadas pelos alunos nessas atividades; desenvolver escalas de freqüência de uso dos diversos elementos que constituem os conteúdos multimodais hipertextuais que poderão orientar parâmetros de produção de artefatos digitais; e desenvolver indicadores para que a escola possa preparar alunos e professores para a escrita/leitura/estudo multimodal.
Eduardo S. Junqueira – Coordenador.
Integrantes: Antonio Melo Jr. - Integrante / Elizabeth Matos Rocha - Integrante / Luciana de Lima. 
Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
 

2010-Atual. Plant Breeding in the 21st Century
Descrição: Projeto de pesquisa para a produção de produtos educacionais tecnológicos na área de Agropecuária.. 
Cátia Luzia Silva Harriman - Coordenador. 
 

2010-2011. Primeiro, Aprender! Pesquisa e desenvolvimento de material didático em formato digital para o Ensino Médio da Rede Pública Estadual
Descrição: Os resultados de Língua Portuguesa e Matemática do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica SPAECE, correspondente ao ano de 2006, revelaram a manutenção de uma preocupante situação a respeito dos níveis de competências e habilidades dos alunos das Escolas Públicas do Estado do Ceará tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio. Diante desse quadro, constatou-se a necessidade de uma intervenção no primeiro semestre do 1º ano de EM com vistas ao desenvolvimento e à consolidação de habilidades e competências básicas imprescindíveis ao aprendizado das matrizes curriculares próprias a cada uma das disciplinas a serem cursadas. Sob o lema Ler bem para aprender pra valer , o projeto Primeiro, aprender! foi desenvolvido, numa primeira fase, em 2008, em 30% da carga horária, sendo, numa segunda fase, no ano de 2009, ampliado para 45% da carga horária anual de 1.000 h/a. O presente projeto visa a pesquisar, detectar e adequar objetos digitais capazes de permitir a tradução digital do material didático impresso do Primeiro, Aprender, mantendo o foco nas habilidades de: compreensão de textos, raciocínio, articulação lógico-abstrata de conteúdos e resolução de problemas. A partir do projeto, será desenvolvido material didático-pedagógico digital que viabilize a consolidação das competências e habilidades requeridas ao aluno do 1º ano do Ensino Médio da Rede Pública do Estado do Ceará.. 
Ilana Viana do Amaral – Coordenador.
Integrantes: Raquel Santiago Freire - Integrante / Maria de Fátima Costa de Souza - Integrante / / José Aires de Castro Filho - Integrante. 
Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
 

2010-Atual. Projeto BioDigital - BioLinux e Linux MED Corpo Virtual (Visible Body Google Body)
Descrição: Atividades que envolvam Bioinformática, Educação Biomética e EAD em Programas de Saúde. Campos de investigação na atualidade: a) Análise e investigação sobre usabilidade dos pacotes presentes nas distribuições Linux voltadas ao campo das biotecnologias e da saúde especificamente BioLinux e Linux MED; b) Análise comparativa e investigação didático-currícular sobre as ferramentas 3D que representam corpo humano como Visible Body e Google Body quanto suas possibilidades e limitações quanto a Educação Biomédica nos Ensinos de Anatomia e Fisiologia Humana principalmente. Dando ênfase à compreensão biomédica, fisioterapêutica e fonoaudiológica quanto as possibilidades de desenvolvimento e realização de sequências didáticas; c) Desenvolvimento de software e algoritmos GNU/GPL voltados à realização de auxílio à pesquisas multivariádas WEB para apóio à Biologia Molecular. d) Investigação do uso e formação de Redes Sociais Pró-Convergência em Educação Biomédica, Biológica, Científica e Matemática como Prática Cultural (ver em: http://bioandmath.socialgo.com/). e) Estudos sobre Objetos de Aprendizagem na Área da Saúde. 
José Rogério Santana - Coordenador. 
Integrantes: Vânia Marilande Ceccatto - Integrante / Francisco Herbert Lima Vasconcelos - Integrante / Cibelle Amorim Martins - Integrante / Edgar Marçal - Integrante / Francisco F.U. Santos Jr. - Integrante / André Luiz de Oliveira Souza - Integrante / José Gilvan Rodrigues Maia - Integrante / Júlio Wilson Ribeiro - Integrante / Luciana Picanço – Integrante.
Financiador(es): Faculdade de Tecnologia Intensiva - Cooperação / Universidade Estadual do Ceará - Cooperação / Universidade Federal do Ceará.
 

2010-Atual. Radio Resource Management for Service Quality Provision and Device-to-Device Communication
Descrição: To attend the growing demand for data services, wireless systems are required to evolve continuously. In its International Mobile Telecommunications-Advanced initiative, the International Telecommunication Union established a set of requirements to be met by future wireless systems, such as 3rd Generation Partnership Project s Long Term Evolution-Advanced. In order to fulfill the established requirements, Multiple-Input-Multiple-Output (MIMO) techniques are a key technology. Indeed, MIMO techniques can boost system capacity, but they put new challenges to Radio Resource Management (RRM) due to the use of the spatial dimension. Thus, RRM techniques need to be further developed, especially for Quality-of-Service (QoS) provision where important questions on how to best share resources among spatially multiplexed users still arise. Besides that, standardization bodies, industry, and academia are continuously researching new wireless technologies, among which Device-to-Device (D2D) communication within cellular systems appears as a relatively new area that might offer potentially high benefits for future wireless networks in terms of performance and market opportunities. In this project we aim at investigating RRM techniques for service QoS provision in multi-antenna systems and for D2D communication.. Ricardo Brauner dos Santos - Coordenador. 
Financiador(es): Ericsson Research Labs.
 

2010-Atual. Sistema de Treinamento Virtual de Tiro
Descrição: O objetivo principal deste projeto é pesquisar e desenvolver uma tecnologia para a geração de um sistema modular de treinamento de tiro para a Academia de Polícia do Estado do Ceará, baseado em recursos audiovisuais e de realidade virtual. Tal sistema poderá ser montado de diversas maneiras, empregando desde uma única tela com sistema de som simples até uma cave imersiva, com 360º de projeção, com sistema de som surround.. 
Alysson Diniz dos Santos - Coordenador. 
Integrantes: Antonio José Melo Leite Júnior e George Allan Menezes Gomes.

 


20142013 - 2012 - 2011 - 2010 - 2009

 

2009-2011. A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO

Descrição: Este projeto pretende investigar o papel da formação tecnológica através de recursos digitais na prática docente do professor de física no ensino médio em algumas escolas públicas de Fortaleza.
Eloneid Felipe Nobre - Coordenador 
Integrantes: Ivoneide P Lima - Integrante / Francisco Herbert Lima Vasconcelos - Integrante / Júlio Wilson Ribeiro - Integrante / José Rogério Santana - Integrante. 
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
 

2009-2010. ARTESANATO DIGITAL - DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA DIGITAL DE APRENDIZAGEM COM USO DE IMAGENS DIGITAIS PARA FAVORECER TRANSCRIÇÃO, ANÁLISE E DIVULGAÇÃO DE DADOS IMAGÉTICOS
Descrição: Desenvolvimento de recursos na Internet para aprendizagem e análise de imagens digitais visando favorecer o ensino de produção de imagens com finalidades educacionais - PIBIC/UFC. 
José Rogério Santana - Coordenador. 
Integrantes: Cibelle Amorim Martins - Integrante / Mixilene Sales Santos - Integrante / Clodomir Silva Lima Neto – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
 

2009-2010. Formação a Distância de Professor: O Computador como ferramenta de auxílio pedagógico, em apoio à realização de práticas no laboratório de experimentação científica
Descrição: Desenvolvimento de atividades de formação a distância como requisito para a execução do Projeto de Pós-Doutorado aprovado pelo CNPQ.
Julio Wilson Ribeiro – Coordenador.
Integrantes: Daniel Gadelha Martins - Integrante / Ivoneide Pinheiro de Lima - Integrante / Maria José Costa dos Santos - Integrante / Luciana de Lima - Integrante. 
 

2009-2010. INCT - Medicina Assistida por Computação Científica
Descrição: Número do processo: 573710/2008-2 Edital/Chamada: Edital MCT/CNPq No 015/2008 - Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia. Este INCT tem como objetivo realizar pesquisa e desenvolvimento em computação científica e suas aplicações na medicina, em especial a modelagem e simulação computacional dos sistemas fisiológicos que integram o corpo humano; promover o desenvolvimento do processamento de imagens médicas, da visualização científica e da realidade virtual no desenvolvimento de aplicativos médicos orientados para a diagnose auxiliada por computador, tratamento, planejamento cirúrgico, treinamento e credenciamento médico; empregando as mais modernas técnicas de comunicação e transmissão multimídia para desenvolver e gerenciar ambientes computacionais de alto desempenho que atendam às necessidades da medicina assistida por computação científica do País; formar recursos humanos e promover transferência de tecnologia e inovação para a área da saúde assistida por computação científica. Especificamente o grupo da UFPB tem como missão a pesquisa de novas metodologias de incorporação de dispositivos hápticos em sistemas colaborativos para a área médica e voltados ao ensino a distância.
Alysson Diniz dos Santos - Coordenador.
Integrante: Liliane dos Santos Machado.
 

2009-2010. Políticas de Comunicação e Proteção da Infância nas Américas: aspectos normativos e sócio-culturais
Inês Sílvia Vitorino Sampaio – Coordenador.
Integrante: Andrea Pinheiro Paiva Cavalcante.
 

2009-2010. Produção Colaborativa de Conteúdos Digitais
Descrição: A educação passou por mudanças no cenário mundial. Nos processos educativos, dois fatores, hoje, são de grande força: as tecnologias digitais e a presença de múltiplas culturas, nacionalidades, raças e etnias nas escolas. Ao passo que a tecnologia quebra as fronteiras da sala de aula, alcançando diferentes estados e países, a escola se tornará progressivamente heterogênea. Professores e alunos devem tomar a tecnologia e a diversidade como forças que têm o poder de mudar o paradigma da educação. Tecnologia e diversidade são correntes cíclicas. À medida que a tecnologia eleva as possibilidades de acesso ao conhecimento e a comunicação entre indivíduos, a escola abraçará uma população mais variada de estudantes. O presente projeto objetiva estabelecer trocas culturais entre alunos de diferentes realidades, utilizando-se de tecnologias de comunicação existentes em ambientes colaborativos. A partir das trocas, serão desenvolvidos contos digitais de maneira colaborativa com os alunos.
José Aires de Castro Filho – Coordenador.
Integrante: Raquel Santiago Freire.
Financiador(es): Banco do Nordeste do Brasil.

 


2008


2008-2010. Abordagens Analíticas e Experimentais para o Desenvolvimento de Sistemas Distribuídos: Protocolos para Redes de Sensores, Resolução de Problemas Numéricos e Aplicações para Grades Computacionais
Descrição: O foco do projeto se concentra em torno de três temas principais, os quais se encontram vinculados através da computação distribuída. O primeiro ponto do projeto propõe solucionar problemas numéricos usando algoritmos distribuídos, os quais tratam da geração de números primos, bem como a fatoração de números inteiros. Estes algoritmos seguem um modelo específico de processamento distribuído. O segundo tema aborda a criação de novos protocolos para redes de sensores, analisando o desempenho de seus algoritmos, além de implicações como a durabilidade desta rede, pois seus componentes dependem da longevidade de suas baterias, que por sua vez têm suas vidas úteis ligadas à intensidade do seu uso. Finalmente também damos um enfoque no desenvolvimento de aplicações com o uso de grades (grids) computacionais para mineração de dados e aplicações para bioinformática. Dentro da temática geral do projeto estudamos também o problema de atribuições de relógios lógicos para execuções de algoritmos distribuídos parcialmente síncronos.
Gabriel Antoine Louis Paillard - Coordenador. 
Integrantes: Vlady Ravelomanana - Integrante / Felipe Maia Galvão França - Integrante / Francisco Milton Mendes Neto - Integrante / Pedro Fernandes Ribeiro Neto – Integrante.
Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
 

2008-2010. Advanced Radio Resource Management for Multiservice OFDMA Systems
Descrição: Traditional RRM functionalities like subcarrier and power allocations work well in OFDMA system up to the network load limits. However, these functionalities are not enough effective in congestion situations, such as when overload and/or outage occur. Furthermore, the particular scenario of co-existence between best effort and strict delay sensitive services, such as Web Browsing and Voice over IP (VoIP), is of paramount interest in upcoming OFDMA-based wireless systems and a main challenge is the support of a high capacity VoIP service, regarding its tight delay requirements and intermittently generated small packets. Managing multiple services for high spectral efficiency and quality of service is the key driver for this project. A second subject covered in the project is Distributed Antenna Systems (DAS). In DAS, the radio frequency and control units are split and multiple remote antennas are distributed over a large area and connected to their controller by a fast link. DAS have been proposed mainly as a means of coverage extension in 2G and 3G systems. In this project we aim at investigating interplays and potential gains of RRM for OFDMA in the DAS context. . 
Walter Cruz Freitas – Coordenador. 
Integrantes: Francisco Rodrigo Porto Cavalcanti - Integrante / Francisco Rafael. Marques Lima - Integrante / / Elvis M. G. Stancanelli - Integrante / Ricardo Brauner dos santos - Integrante. Financiador(es): Ericsson Telecomunicações.
 

2008-2009. Convergindo Engenharia de Software e Tecnologias da Informação e Comunicação para a Melhoria de Recursos Empregados no Ensino
Descrição: Utilizando Engenharia de Software Orientada a Modelos como uma estratégia para tratar as dificuldades apresentadas, pela equipe, no processo de desenvolvimento de objetos de aprendizagem.. 
Rossana Maria de Castro Andrade – Coordenador.
Integrantes: José Aires de Castro Filho - Integrante / Maria de Fátima Costa de Souza - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
 

2008-2010. Ferramenta de Autoria para Construção de Manuais para Dispositivos Móveis
Descrição: Este projeto tem como objetivo principal a implementação de uma ferramenta de autoria prática e interativa voltada para construção de aplicações de treinamento para dispositivos móveis (PDAs, palmtops, handelds, smartphones etc) com a utilização de ambientes tridimensionais.. 
Edgar Marçal de Barros Filho - Coordenador.
Integrantes: Creto Augusto Vidal – Integrante.
Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
 

2008-2009. iVeLA - Internet Voice e-Learning Application
Descrição: Este projeto trata-se do desenvolvimento de um ambiente de EAD (Educação a distância) que contém a funcionalidade de reconhecimento de voz voltado para o ensino da língua inglesa. Este ambiente possui recursos de Web 2.0 e contempla todas as características e ferramentas necessárias para o ensino a distância. Além de ser um projeto de software livre, ele é composto por diversas tecnologias e frameworks que facilitam o desenvolvimento, promovem a qualidade do software e a modularização do código de implementação. Este projeto de PD (Pesquisa e Desenvolvimento) foi implementado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em cooperação com a IBM Brasil. As principais tecnologias utilizadas foram: SiteMesh, AJAX, Java Server Pages, Servlets, Struts 2, Spring, Hibernate 3, Enterprise JavaBeans 3.0, Web Services REST e PostgreSQL 8.3. 
Javam de Castro Machado – Coordenador.
Integrantes: Jefferson de Carvalho Silva - Integrante / Marcus Alex Holanda Lage Morais - Integrante / Maristella Myrian Araújo Duque - Integrante / Jonas Araújo Nascimento - Integrante / Nelson Eldoro Nascimento de Oliveira - Integrante / Rodrigo Félix de Almeida - Integrante / Francisca Emanuelle Rocha Vieira - Integrante / Leonardo Oliveira Moreira - Integrante. 
Financiador(es): Solectron Industrial, Comercial, Serviços e Exportadora do Brasil Ltda. 
 

2008-Atual. Jabil - Forecast
Descrição: Projeto que visa o desenvolvimento de um sistema de planejamento orçamentário para plantas industriais de montagem de equipamentos eletrônicos.. 
Henrique Sergio Lima Pequeno - Coordenador. 
 

2008-Atual. Preparando Especialistas Multidisciplinares no Design e Uso de Objetos de Aprendizagem com Saliências Culturais
Descrição: O Projeto visa a investigação acerca do desenvolvimento e uso de objetos de aprendizagem com saliências culturais. O termo saliências culturais está sendo proposto para significar características específicas de um objeto ou artefato que realcem seus aspectos culturais. Por analogia, podemos nos referir a objetos livres de culturas como superfícies planas, ou seja, nas quais não é possível perceber nenhuma saliência ou reentrância. Já os objetos com saliências culturais são análogos a superfícies com leves rugas (ou saliências) que podem ser percebidas e que realcem determinadas características desses objetos. A escolha da palavra saliência originou-se da tentativa de traduzir affordance, um termo proposto por Gibson (1977, 1979) em um esforço de descrever uma estrutura ecológica de referência para objetos no ambiente de um organismo. Os designers e tecnólogos instrucionais têm adaptado esse termo para significar um aspecto de design de um objeto que sugere como ele deve ser utilizado (McGrenere Ho, 2000). Uma caneta geralmente é segura de forma mais confortável quando suas características físicas de comprimento, largura, altura e textura estão relacionadas com o tamanho, a musculatura e a configuração da mão. Essas considerações ergonômicas são baseadas nas affordances (ou saliências) do objeto. Uma affordance (saliência) pode ser real ou legitima, percebida ou ancorada na história e cultura do usuário. O projeto visa permitir a adaptação de objetos de aprendizagem de acordo com a cultura local envolvida. O Projeto está sendo desenvolvido no âmbito do Programa de Consórcios em Educação Superior Brasil - Estados Unidos (CAPES/FIPSE). 
José Aires de Castro Filho - Coordenador.
Integrantes: Michael Orey - Integrante / Tel Amiel - Integrante / Richard West – Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
 

2008-2010. Projeto de um Sistema de Apoio à Decisão baseado em Técnicas de Data Mining para Previsão de Crimes na Área de Segurança Pública
Descrição: Esse projeto tem como objetivo geral o projeto de um sistema de apoio à decisão, baseado em técnicas de data mining, alimentado a partir de informações da área de segurança pública disponíveis junto à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), que permita a previsão de crimes nessa secretaria, e que seja projetado e prototipado totalmente a partir de ferramentas e metodologias de Software Livre. 
Jerffeson Teixeira de Souza – Coordenador.
Integrantes: Gustavo Augusto Lima de Campos - Integrante / Marcelo Damasceno de Melo - Integrante / Rafael Augusto Ferreira do Carmo - Integrante. 
Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 
 

2008-2009. PROJETO MÓDULOS
Descrição: Desenvolvimento de módulos de sistema em Java, para compor e complementar os softwares Suricato e CONEX, desenvolvidos pela Telemática SI. Módulos de applets para: leitoras de cartões smartcard, código de barras, proximidade, acuprox; leitoras de biometria Geomok e Sagen; vários modelos de webcam ; Módulo para importação de dados TXT e XML; Módulo de comunicação CONEX . 
Carlos Pimentel de Sousa – Coordenador.
Integrantes: Alexandre Moreira de Moraes - Integrante / Raul Holanda Cordeiro - Integrante / Anderson Marinho da Silva - Integrante / Messias Uchoa Cavalcante - Integrante / Levi Lopes Soares e Silva - Integrante / Manoel Lopes Filho - Integrante / Dmontier Pinheiro Aragão Júnior - Integrante / Ticianne de Gois Ribeiro - Integrante. 
Financiador(es): Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura.
 

2008-2010. SIMEGRID - SIMulações médicas Em GRIDs 
Descrição: O SIMEGRID (SIMulações médicas Em GRIDs) tem como objetivo o desenvolvimento de sistemas de software para as camadas de middleware e aplicações médicas em ambientes de grades computacionais.. . 
Bruno Schulze – Coordenador.
Integrante: Windson Viana de Carvalho. 
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
 

2008-2009. The Global Human Resource Development - Experts Database
Descrição: Este projeto, coordenado pelo Dr. Ikseon Choi/University of Georgia, visou a construir um banco de dados para profissionais de diversos países nas áreas de Tecnologia Educacional, Educação de Adultos e Desenvolvimento de Recursos Humanos. O principal objetivo do banco de dados é facilitar a colaboração dos profissionais das áreas mencionadas.. 
Cátia Luzia Silva Harriman - Coordenador.


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