Humanas

Link para o Portal Humanas

Link para o Blog do Sócrates

Coordenação do Núcleo:
Profª. Dra. Maria Neyara de Oliveira Araújo – Coordenadora Geral
Prof. Dr. José Aires de Castro Filho  –  Gestor Financeiro


Coordenação Pedagógica: 
Rosana Maria Cavalcanti Soares – Mestranda em Educação
Vera Maria Soares Fick – Mestre em Sociologia
Vinicios Rocha de Souza – Mestre em Educação

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada para as Humanidades – HUMANAS/UFC -, vinculado ao Instituto UFC Virtual, da Universidade Federal do Ceará, é um dos centros da Rede Nacional de Formação de Professores. A REDE foi criada em 2004 com o objetivo de contribuir para a melhoria da formação dos professores e alunos. Seu público-alvo prioritário são professores de educação básica dos sistemas públicos de educação. 
 

Inicialmente constituída por dezenove centros localizados em Universidades Públicas e Comunitárias, distribuídos em todo o território nacional, a partir de 2010, novas instituições de ensino superior públicas, federais e estaduais foram integradas a Rede Nacional de Formação de professores, ampliando assim, a oferta de cursos.


Com o objetivo de institucionalizar a relação entre a produção científica, realizada nas Universidades, e o ensino, oferecido nas escolas da rede pública da Educação Básica, o Núcleo Humanas visa à elaboração de programas de formação continuada para tutores e professores da rede pública de ensino, compreendendo a necessidade de repensar teorias e métodos, e, em especial, para ressignificar o ensino das ciências humanas e sociais nas escolas públicas da Educação Básica (ensino infantil, fundamental e médio).
Se a formação inicial dos profissionais de ensino concede aos professores competências básicas para dar início ao exercício da carreira, o princípio da formação continuada assegura o necessário processo de uma prática profissional assentada na constante reflexão, sistemática e disciplinada, sobre o trabalho pedagógico.


Cotidianamente e a cada momento, no “chão da sala de aula”, o professor é confrontado com diversas situações, as quais, em grande parte, podem ser compreendidas ou superadas mediante seu esforço intelectual, ao integrar suas experiências de vida às reflexões filosóficas e ao arcabouço teórico das ciências humanas e sociais.
 

A proposta pedagógica do HUMANAS/UFC visa destacar que o processo de ensino-aprendizagem se traduz em:

• saber conhecer: conhecimento dos conteúdos de formação – específico pedagógico e integrador;
• saber pensar: refletir sobre sua própria prática profissional; 
• saber intervir: saber mudar, melhorar, transformar sua própria prática.

Quem somos

A Universidade Federal do Ceará-UFC tem experiência de mais de 40 anos na oferta de cursos de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão.
Com excelente conceito junto à...   Leia mais

Parcerias